domingo, 19 de março de 2017

Programa de Controle da Tuberculose realiza orientações nas UBS e UBSFs

Programa de Controle da Tuberculose realiza orientações nas UBS e UBSFsAtividade reforça quais os principais sintomas e tratamentos junto à comunidade



                                                Foto: Divulgação/SecomPMU

Em parceria com os profissionais da rede de atenção primária, o Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia daráorientações à população sobre a doença napróxima semana. Essa é uma das atividades em referência ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose(24) e reforça a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado. As ações de orientação e prevenção acontecerão nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), durante o horário de funcionamento, entre os dias 20 a 24 de março.

Segundo André Luis de Moraes, referência técnica em controle da tuberculose no município, são registrados de 10 a 12 casos da doença por mês em Uberlândia. Em 2016, o Programa notificou mais de 140 casos. Contudo, muitas pessoas acreditam que a tuberculose é coisa do passado. “As unidades básicas de saúde são a porta de entrada da população para o atendimento médico, por isso estamos realizando essa orientação a fim de informar às pessoas que a tuberculose ainda existe, pode ser evitada e o mais importante: tem tratamento e cura”, explicou.

Sinais e Sintomas

A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa provocada por uma bactéria que ataca os pulmões e pode atingir também os ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro. A transmissão é feita de uma pessoa a outra e o principal sintoma é a tosse (seca ou com secreção que pode ser muco ou sangue). Por isso, recomenda-se que toda pessoa que esteja tossindo por três ou mais semanas seja investigado para a TB. Febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga são alguns outros sintomas da tuberculose.

Em casos graves, os infectados podem ter dificuldade para respirar, eliminar grande quantidade de sangue, ter colapso no pulmão e ter problemas na pleura (membrana que reveste o pulmão).

Tratamento

Após diagnóstico nas unidades de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirma a cura por meio de exames.

O Programa Municipal de Controle à Tuberculose presta ainda atendimento às pessoas que tiveram contato com os doentes. Fornece exames e medicação para prevenir o desenvolvimento da enfermidade.


17/03/2017 
Hismênia Keller 
hismenia@uberlandia.mg.gov.br
(34)3239-2684

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.