quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CARNAVAL 2013


Unidos do Chatão conta a história do Papel


Do papiro a era digital. A Unidos do Chatão, que ficou com o vice-campeonato do carnaval uberlandense em 2012, vai mostrar este ano a importância da descoberta do papel para a humanidade até os dias de hoje. Segundo Sérgio Rodrigues, carnavalesco da escola, o público vai entender de forma divertida toda a evolução do papel. Ele conta que a escola preparou mais novidades. “Mas isso é segredo. Quem quiser saber está convidado a acompanhar o desfile da escola”, afirma Sérgio.   A escola é a quarta a ser destacada na série de reportagens sobre o Carnaval produzida pelo núcleo de Imprensa da Secretaria de Comunicação e disponibilizada no Portal da Prefeitura.
A agremiação vai desfilar com quatro carros alegóricos que vão abordar temas como o Egito, a China e uma referência sobre Bagdá. Há ainda um carro que aborda sobre Johannes Gutenberg, que inventou a tipografia e a impressão de livros, e outro que trata do momento atual em que a impressão perde espaço para a tela do computador. Serão 400 componentes divididos em doze alas.

História

Fundada em 1987, a Unidos do Chatão estreou na avenida no ano seguinte, tendo iniciado seu trabalho dentro do terreiro da família Chatão, no Bairro Aparecida, onde se costurava e montava alegorias e adereços. Apesar das condições limitadas no ano de estreia, o trabalho foi coroado com o título do carnaval uberlandense.
Hoje, a escola possui uma quadra para ensaios e projetos sociais que buscam aumentar seus colaboradores e participantes da escola, agregando os bairros Pacaembu, Roosevelt, Maravilha, Jardim Brasília, Esperança e Jardim América.
Com ensaios contagiantes, atrai simpatizantes da cidade inteira. Pai Nego, que é idealizador e presidente da Unidos, é um dos principais responsáveis pelo crescimento da escola ao superar obstáculos e buscar novidades.
A escola tem em sua galeria 10 troféus de primeiro lugar, sendo três bicampeonatos, e quatro vice-campeonatos.  Nos últimos quatro anos, apesar de não ter levado o caneco, a Unidos fez bonito na passarela do samba.
Em 2009, a “verde-rosa” cantou “Quem canta se encanta com os passos dança”, dos compositores Faustin/Marcelo Gonçalves e Rogério Miranda, ficando em segundo lugar. Em 2010, obteve o 3º lugar com o enredo “Brasil e suas diversidades - Cada região uma cultura, uma história unida pelo amor à nação”, de Miltão do Bode.
Em 2011, o enredo “O Circo é Cultura”, de Miltão do Bode, Marcelo Gonçalves e Tatiane Nascimento, garantiu outro vice-campeonato.
Ano passado, com o samba “Rosas, expressões de amor”, de composição de Miltão do Bode, Marcelo Gonçalves e Tatiane Nascimento, tendo como carnavalesco responsável Sergio Rodrigues, a Unidos voltou a ficar em segundo lugar.

Daniela Queiroz
31/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.