quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Projeto de qualidade de vida tem dois bairros definidos


clip_image002

clip_image003 
Projeto de qualidade de vida tem dois bairros definidos

O bairro Luizote de Freitas e o Distrito de Cruzeiro dos Peixotos serão os pilotos do projeto Felicidade Interna Bruta (FIB), desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Cultura, Saúde e Educação. O cronograma das atividades foi apresentado na tarde desta quinta-feira (21) ao prefeito Gilmar Machado que fará o lançamento do programa em março.
A escolha pelo Luizote de Freitas se deve pela característica representativa do bairro em comparação ao município. “É um bairro que tem autonomia na gestão e se assemelha a uma cidade independente”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Hélio Mendes. Quanto ao Cruzeiro dos Peixotos, a opção é pela proximidade, visto que é o distrito mais perto de Uberlândia e a logística para a constante realização dos trabalhos se torna mais fácil.
Serão realizadas pesquisas qualitativas e quantitativas com uma amostra populacional de cada localidade. A intenção é expandir o projeto a outros bairros de forma planejada. As lideranças dos bairros serão convocadas para mostrar a importância de alcançar os requisitos de felicidade. As áreas foram mapeadas para definir o campo de atuação dos questionários.
Após a tabulação dos dados, no segundo semestre, os resultados serão apresentados e contribuirão para a elaboração do orçamento do exercício seguinte. “A medição é importante para orientar um desenvolvimento econômico e sustentável”, disse o prefeito Gilmar Machado.
Até onde se tem registro, Uberlândia é pioneira em Minas Gerais na execução da Felicidade Interna Bruta. O indicador foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e já está em fase avançada em países como França, Inglaterra e Canadá. No Brasil, a cidade de São Paulo é a que mais progrediu no desenvolvimento do projeto.

Felicidade Interna Bruta
O índice mede o bem-estar da população a partir das políticas públicas desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida. O indicador se baseia em um levantamento de questões feitas com uma amostra dos moradores de uma determinada região e qual o grau de satisfação dessas pessoas em relação aos serviços apresentados nos bairros. O FIB mede a boa-governança, educação, qualidade de vida, saúde, vitalidade comunitária, proteção ambiental, acesso à cultura, bem-estar psicológico e uso equilibrado do tempo.


21/02/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.