segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Uberlândia inicia programa de formação continuada de professores


Uberlândia inicia programa de formação continuada de professores


Uma aula ministrada pela secretária municipal de Educação, Gercina Novais, nesta segunda-feira (18), no anfiteatro do campus Santa Mônica da UFU, marcou a abertura das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Uberlândia. O Pacto propõe a formação continuada de professores alfabetizadores, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa. O projeto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “Isso vai ajudar a dar um salto na qualidade de vida da futura geração de nosso país. Deixar de alfabetizar na idade certa é negar também outros direitos à criança”, disse o prefeito Gilmar Machado.
“O Pacto envolve pessoas sem medo de mudanças para se qualificarem e estarem disponíveis para o outro, para o conhecimento do outro e envolve pessoas a ocupar todos os espaços para educação”, disse Gercina Novais.
           A coordenação do processo na região estará sob a responsabilidade da UFU, que vai atender a 96 municípios. O treinamento passa a ser a lição de casa pelos próximos dois anos e os professores inscritos no curso de educação continuada serão os multiplicadores do conteúdo em seus municípios. “Temos hoje uma cidade e uma Universidade próximas uma da outra, o que permite parcerias que serão muito importantes para todos nós, um momento muito específico de nossa história”, disse o reitor da UFU, Elmiro Resende.
         Inicialmente, serão dados cursos de formação continuada para professores alfabetizadores, voltados para as diciplinas de português e de matemática. "Muito mais que um curso de capacitação, os professores vão observar que a base que eles já possuem é boa e vão se empolgar, se reencontrar com a educação", disse Marília Villela, coordenadora do Pacto em Uberlândia. 
Outros cursos gratuítos

          Este é apenas o primeiro passo dentro do processo de estímulo para a educação. A partir de março, a UFU irá disponibilizar para professores de todas as áreas, gratuitamente, cursos de extensão, de especialização e de aperfeiçoamento, dentro do programa de Formação Continuada que incluirá temas voltados a Linguagens e Culturas, Gênero, Raça e Etnia, Meio ambiente e saúde, Equidade, Diversidade e Inclusão Digital.



18/02/13
Cristiane de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.