Escola ganha prêmio nacional com projeto contra preconceito
Entre 5.139 trabalhos nacionais inscritos por 74 escolas públicas e particulares, o desenvolvido pela Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano (Caic Guarani) foi um dos sete vencedores do “8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR). Ao abordar a valorização diferenciada dada por torcedores e mídia ao futebol feminino e ao masculino, o projeto “Relações de gênero: Construindo pontos de vista não preconceituosos” agradou ao jurado e foi o único classificado em Minas Gerais. Conforme determinado pela SPM-PR, o prêmio de R$ 10 mil será utilizado pelo Caic em projetos para diminuir preconceitos sexuais, raciais e religiosos, entre outros.
O trabalho no Caic teve início em 2012 pela professora de Língua Portuguesa, Heliene Rosa da Costa, com cerca de 120 alunos do nono ano do ensino fundamental. Ela conta que trabalhava leitura de crônicas esportivas em suas aulas, quando perceberam a forma diferenciada dispensada ao futebol. “Foi o ponto de partida. Naquela época, a Secretaria de Políticas para as Mulheres lançou o concurso sobre gêneros e diferentes valorizações. Resolvemos nos inscrever e nossos alunos se envolveram em pesquisas sobre preconceitos”, disse. O resultado foi apresentando para toda escola e uma dissertação foi produzida e inscrita no concurso.
A categoria disputada pelo Caic foi a de escola promotora da igualdade de gêneros. Durante a execução do trabalho foi feito um envolvimento multidisciplinar entre as áreas de Língua Portuguesa, Educação Física, Biblioteca e Laboratório de Informática. “O tema fascina e os alunos se interessaram imediatamente. Esperamos que sirva para as pessoas terem mais respeito umas com as outras e construam uma sociedade mais justa e igualitária”, comentou a professora.
O prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero” é um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de ensinos fundamental e médio, graduação e pós-Graduação. Foi instituído em 2005 pela SPM-PR, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres. O concurso é focado nas relações de gênero (masculino / feminino), classes sociais, gerações, raças, etnias e sexualidade. Nesta oitava edição, as produções revelaram a Presidenta da República, Dilma Rousseff, como personalidade feminina mais citada entre os estudantes.
18/03/13
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.