sexta-feira, 1 de março de 2013

Município e APP reforçam necessidade de ações de conscientização



Município e APP reforçam necessidade de ações de conscientização

Uma reunião entre a Prefeitura de Uberlândia e a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) na tarde desta sexta-feira (1º) abordou a intenção de unir esforços em campanhas educacionais. O principal tema foi o Código de Posturas do Município, mas outros setores também foram apontados sob a necessidade de conscientização. Entre eles, a limpeza da cidade (entulhos, terrenos baldios, bueiros entupidos), a comunicação visual e sonora, além do comportamento no trânsito e campanhas de saúde. “Queremos um trabalho de conscientização em todos os setores”, disse a secretária municipal de Governo, Rosângela Paniago.
A situação dos profissionais que realizam anúncios com som na porta das lojas foi discutida durante a reunião. Atualmente, a atividade é proibida por lei, mas o formato dessa propaganda será discutido posteriormente com os segmentos interessados, dentre eles a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), locutores, associação de moradores e poder público.

Retirada de outdoors

A comunicação visual no hipercentro também passa por reformulações. Uma das empresas de anúncio de Uberlândia retirou hoje os dois primeiros outdoors que estavam em situação irregular na região. Dois outdoors foram removidos das imediações da praça Rui Barbosa atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. No início do ano, a secretaria identificou 42 outdoors no hipercentro. A lei municipal 10.741/11 proíbe instalação de outdoors nesse setor.
As placas em situação irregular têm dimensão de 3m x 9m cada, totalizando cerca de 350 m2 de publicidade. Todas as empresas foram notificadas e têm até o fim de abril para retirar as propagandas. Em caso de descumprimento, além da aplicação de multas, a secretaria poderá fazer a retirada do material.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso, os outdoors poderão ser instalados em outros pontos da cidade, desde que seja respeitado o Código de Posturas do Município. A ação da secretaria faz parte de um projeto de revitalização dos espaços públicos e redução da poluição sonora e visual no Centro.
As novas lixeiras instaladas no hipercentro da cidade contêm anúncios voltados à educação ambiental. A comunicação é um dos meios que serão utilizados para gerar a cultura de cuidar da cidade.
Para a APP, a soma de esforços para as campanhas educacionais é importante, principalmente ao propor a prática da propaganda legal, no sentido de estar dentro da lei e ser agradável ao público. “Nós entendemos que uma propaganda deve ser eficiente e não ser agressora. Queremos que o cidadão se sinta bem e gere retorno ao anunciante”, explicou Carlos Magno, vice-presidente da APP

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