terça-feira, 23 de abril de 2013

artesanato nas escolas


Secretaria de Educação pretende incentivar artesanato nas escolas


Representantes de cinco escolas municipais de Uberlândia se reuniram na tarde de hoje (23), na Oficina Cultural, com a Associação dos Artesãos de Uberlândia e com o assessor pedagógico da Secretaria de Educação, Alcides Melo, para discutir novas formas de incentivar o artesanato nas escolas. As escolas vão preencher um questionário que tem por finalidade reunir informações sobre as atividades em cada unidade. Esse formulário será estendido também para toda a rede municipal. O objetivo é obter o maior número de informações sobre as instituições educacionais e fazer um diagnóstico para acompanhar o artesanato mais de perto. “É um pontapé inicial, já que tem escolas que produzem [artesanato], mas o aluno leva para casa e a população não conhece o trabalho dele. É preciso divulgação, estimular esse aluno a produzir e incentivá-lo até a um empreendedorismo e assim poder incrementar a sua renda familiar”, disse Alcides Melo.
Francisco Chagas Pereira, presidente da Associação dos Artesãos de Uberlândia, acredita que a instituição pode contribuir com maior qualidade no projeto dos alunos, oferecendo curso de captação e a possibilidade dos trabalhos serem expostos e até comercializados nas feiras culturais que a Associação organiza.
A Escola Municipal Professor Eurico Silva participa de oficinas de artesanato. São 100 alunos entre sete e 15 anos que trabalham com produtos reciclados e pinturas. Segundo a diretora, Flávia Queirós de Araújo Maciel, a parceria com a Associação dos Artesãos será muito válida já que hoje a instituição conta apenas com ajuda voluntária. Como a rotatividade dos voluntários é grande, a escola não consegue concluir o projeto. “Com essa ajuda na divulgação dos trabalhos, o estudante vai se sentir mais valorizado, a autoestima dele vai aumentar, consequentemente a aprendizagem também, ele vai se sentir capaz”, disse.
             A produção artesanal nas escolas é parte do programa Mais Educação, do Governo Federal. O programa oferece atividades em escolas públicas em segmentos como meio ambiente, esporte, lazer, direitos humanos, cultura, prevenção e promoção da saúde, ciência e economia.


Paula Maia
Educação
23/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.