segunda-feira, 8 de abril de 2013

Desenvolvimento Econômico e Turismo


Conferência de Turismo reforça o planejamento regional
             
       
A Primeira Conferência Municipal de Turismo, aberta hoje (8) no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo, despertou a atenção de municípios para o planejamento regional. Na palestra de abertura, a secretária-ajunta de Turismo em Minas Gerais, Silvana Nascimento, orientou os representantes dos setores produtivos e de entidades de classe sobre como devem ser focados os debates, que vão acontecer durante o mês, para a elaboração do planejamento estratégico do turismo para Uberlândia.
Para o presidente da Associação do Circuito Turístico, é necessário iniciar a discussão regional para atrair não só turistas como também recursos do Estado e da União. “Juntos seremos mais fortes, um complementa o outro”, disse Clésio de Meira. Até o dia 6 de maio, serão realizadas mesas-redondas em diversos locais da cidade para discutir questões como a capacitação profissional, capacitação de eventos e recursos financeiros, a imagem e prospecção do destino turístico, turismo rural, esportivo, de negócios, o sistema de atendimento ao turista e a infraestrutura urbana e turística.
Silvana Nascimento apresentou números do turismo em Minas Gerais, que foi um dos que mais cresceram em retorno de investimento, remuneração e contratação para o setor, superando a média nacional. Destaque para a renda de empregados que cresceu mais de 10%, enquanto a média brasileira foi pouco mais de 9%. “Temos que acreditar no turismo como fator de desenvolvimento econômico. É importante ter em mente a potencialidade de uma região e ter uma cooperação integrada, com rotas criadas, aproveitando o perfil de cada município que integra um roteiro para potencializar o turismo”, disse a secretária-adjunta.
O evento contou ainda com representantes do SENAC, da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa, da Associação das Agências, do Sindicato do Turismo e do Uberlândia Convention & Visitors, além de representantes das prefeituras na área turística.
A diretora de turismo de Coromandel, Suzele Alves, valorizou a abertura do debate para cidades da região. “É imprescindível que cidades maiores abram espaço, como o que está acontecendo nesta conferência, para que possamos levar boas ideias, boas iniciativas, a fim de idealizarmos também em nossas cidades projetos de desenvolvimento que possam ser efetivados dentro da realidade de cada um”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, reforçou a elaboração de metas que promovam o turismo inteligente. “Contamos com todos para desenvolver o turismo em nossa cidade e região", disse Paulo Romes se referindo às mesas redondas que darão oportunidade de representantes da sociedade e do setor produtivo indicarem as potencialidades, contribuindo para a elaboração do planejamento estratégico.
O prefeito de Uberlândia destacou a união regional e citou o exemplo da reativação da linha ferroviária.  “Precisamos reunir todos os setores para discutir o turismo, nós podemos fazer um polo de turismo. Temos que conversar e achar a fórmula, ver coisas pequenas e também grandes, trazer a ‘Maria Fumaça’ de volta, organizar as pessoas. A região tem muitos eventos pequenos, mas que são importantes e devem ser valorizados”, disse Gilmar Machado, que ainda destacou o potencial do município para a criação de parques lineares, além do turismo de negócios, rural e esportivo.
Cristiane De Paula
Desenvolvimento Econômico e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.