quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estrutura de Uberlândia é discutida


Estrutura de Uberlândia é discutida em audiência pública sobre a Copa

Audiência Pública foi promovida hoje (11) pela Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) trouxe a Uberlândia deputados e o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Tiago Nascimento Lacerda. Criada este ano, a Comissão tem entre suas principais atribuições ajudar o Governo do Estado na divulgação e na fomentação da Copa do Mundo em Minas Gerais. Uberlândia está no seleto grupo de cidades de Minas pré-selecionadas pela FIFA para ser um Centro de Treinamento de Seleção (CTS).
Antes da audiência pública, o secretário extraordinário visitou as instalações do aeroporto, hotéis, clubes e o complexo do Parque do Sabiá, que inclui o estádio João Havelange. Tiago Lacerda disse ter ficado impressionado com o que viu. “A Secopa está disposta a ajudar o município, para isso estamos aqui e visitamos alguns locais. Uberlândia tem condições de receber qualquer seleção internacional. Agora, o município tem que saber mostrar o que tem de vantagem em relação a outras cidades”, disse Tiago Lacerda, que destacou a posição estratégica, a distância de vôos para as principais capitais e especialmente a segurança que oferece, e ainda vias que possibilitam agilidade de deslocamento entre aeroporto, centro de treinamento, hotéis e estádio.
Na audiência foi abordada a oportunidade econômica não só durante a Copa do Mundo, mas, dependendo do país a ser hospedado, a geração de negócios internacionais com benefícios permanentes para o desenvolvimento da cidade e região. “Nós já vencemos a primeira seleção de cidades, feita pelo Governo, concorrendo com 19 municípios indicados pelo Estado. Agora estamos entre os quatro selecionados pela FIFA que podem ser Centro de Treinamento. A visita do secretário Tiago Lacerda vai ser de grande ajuda e a audiência pública vai mostrar e reforçar nosso potencial”, disse o presidente da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo, deputado Tenente Lúcio.
Com a seleção feita pela FIFA, o município faz o trabalho de convencimento para atrair seleções. Uberlândia já constituiu uma comissão permanente formada pela sociedade civil organizada, por representantes de governo e iniciativa privada para divulgar o potencial do município e captar grandes eventos. “Estamos prontos, pode ter uma coisa ou outra de ajuste para recebermos seleções internacionais, mas afirmo com convicção que estamos prontos. Já fomos a outros países divulgar nossa estrutura e temos outros já agendados”, disse Paulo Romes, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O prefeito Gilmar Machado afirmou que a Administração tem feito todos os esforços para criar toda a estrutura necessária. Já estão prontos os materiais de divulgação para o dia do sorteio dos grupos, no final do ano na Bahia, e ainda para a Expominas, que acontece em maio em Belo Horizonte. Uberlândia terá um estande para mostrar a estrutura e o potencial para a mídia nacional e internacional. “Só o fato de Uberlândia estar no catálogo da FIFA concorrendo para ser Centro de Treinamento já nos abre novas perspectivas. Queremos receber, em 2016, a seleção Olímpica, Para-olímpica e outros eventos intermediários”, disse Gilmar Machado.

Da seleção final

A Copa de 2014 vai acontecer em doze cidades sedes, onde serão disputados os jogos. O sorteio dos grupos vai acontecer no dia 6 de dezembro, em Salvador. Após essa etapa é que as delegações vão escolher as cidades onde permanecerão durante a fase de preparação para a Copa. Uberlândia já está no catálogo da FIFA e concorre no Estado com Ipatinga, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Cristiane De Paula
11/04/13
clip_image004 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.