quinta-feira, 11 de abril de 2013

implantação de canal público de TV


Aprovada criação do Conselho que dará sustentação à implantação de canal público de TV

Aprovado hoje na Câmara Municipal o projeto de lei que permite a criação do Conselho Municipal do Canal Cidadania, requisito indispensável para que o Poder Público Municipal pleiteie a implantação de canal aberto em sistema digital. A aprovação do projeto, de autoria do Executivo Municipal, dá condições para que a Secretaria de Comunicação Social inicie os procedimentos visando a criação da TV Pública Municipal de Uberlândia.
A criação de TVs públicas pelas prefeituras em todo o país está prevista em Portaria do Ministério das Comunicações. O Conselho é um órgão consultivo e deve ser composto por representantes de vários segmentos da sociedade que avaliarão, especificamente, o conteúdo a ser levado ao ar pelo canal público.
O próximo passo será formalizar junto ao Ministério das Comunicações o pedido para a outorga do sinal em Uberlândia, o que segundo o secretário de Comunicação, Gustavo Moreira, deve acontecer até o fim de maio. “Graças a agilidade da Câmara e dos vereadores, na aprovação do projeto, podemos dar sequência aos preparativos para se implantar a TV Pública Municipal de Uberlândia, que será focada exclusivamente nas pessoas de Uberlândia, transmitindo informações de interesse público e interagindo com os grandes projetos do Triângulo Mineiro, de Minas Gerais e do país”, disse.
Paralelamente ao pedido de outorga, a Secretaria de Comunicação dará segmento a outras duas ações que irão viabilizar a implantação do canal. Uma delas é a contratação de projeto técnico de telecomunicações para a estruturação do canal, que contempla os mecanismos de captação, transmissão e recepção das imagens. O estudo vai avaliar ainda a estrutura física básica necessária para colocar a programação no ar. Esse trabalho inclui a parte de recursos humanos.
Outra iniciativa é a contratação de projeto arquitetônico para a construção da sede do canal. As secretarias de Comunicação e de Governo irão avaliar possíveis locais.


11/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.