Intercambistas dos Estados Unidos e Filipinas visitam a Prefeitura
Estudantes e profissionais dos Estados Unidos e Filipinas, intercambistas do Rotary Clube, estão em Uberlândia para conhecer a estrutura do município e os programas de governo da Prefeitura. Hoje (23) pela manhã eles se reuniram com os secretários de Comunicação, Gustavo Moreira, e de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Stoessel Vinhas Ribeiro. São 10 intercambistas, com o apoio de representantes do Rotary, vão permanecer três dias em Uberlândia e depois seguem para cidades da região.
Gustavo Moreira apresentou os principais programas e ações do governo para melhorar a qualidade de vida e diminuir a vulnerabilidade da população de baixa renda. Abordou ainda sobre o potencial econômico do município, localizado em uma região estratégica, polo distribuidor de alimentos da America Latina e com potencial para ampliar os setores de desenvolvimento. O secretário destacou o turismo de negócios com a busca de atrativos para fixar por mais tempo o público que passa por Uberlândia, e as recentes conquistas no esporte colocando a cidade no calendário mundial de eventos.
O secretário de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia falou dos projetos com resultados a médio e longo prazos. “É preciso planejar e construir a cidade e o planeta melhores e mais bonitos para as futuras gerações”, disse Stoessel Vinhas.
Stoessel destacou o papel da secretaria em fomentar o desenvolvimento alinhado à sustentabilidade e da visão da Prefeitura em planejar o crescimento envolvendo todos os setores produtivos, a sociedade organizada e instituições de ensino superior, atraindo a atenção dos municípios. “É preciso pensar a construção regional de um futuro planejado onde Uberlândia continue a ser a referência para estas cidades, passando ainda pela modernização do serviço público para conseguir acompanhar e auxiliar no crescimento”, disse Stoessel.
Gurlie Frondoza, das Filipinas, procurou mais detalhes sobre os programas sociais, como o Bolsa Família, e a rede de saúde. “A paixão dos secretários em criar uma cidade melhor é contagiante, especialmente com atenção às crianças e às famílias e o desejo de promover a união dos diferentes setores da sociedade e com outras cidades é muito interessante. O trabalho em conjunto é muito importante”, disse Gurlie, que trabalha com turismo e gestão de negócios na cidade de Cotabato.
O secretário de Comunicação aproveitou para reforçar a importância dos intercâmbios e colocou à disposição para receber mais alunos e profissionais do programa de intercâmbio de grupos de estudos do Rotary. “Achei muito interessante, fiquei impressionado em ver a atenção especial em estimular o desenvolvimento pensando em longo prazo, como foi dito em pensar em como deve ser Uberlândia em 2050. Agora é preciso que toda a comunidade entenda, isso envolve a participação de toda sociedade. É um plano para a cidade e não de governo”, disse Francisco Carlos de Moraes, Governador Assistente do Rotary 4770 que acompanhou a visita.
Cristiane De Paula
Gestão Estratégica e Comunicação
23/04/13
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.