terça-feira, 23 de abril de 2013

Juventude expõe suas políticas para uma cidade melhor


Juventude expõe suas políticas para uma cidade melhor

Dezenas de jovens participaram da Conferência sobre Políticas de Inclusão Social para a Juventude nesta terça-feira (23) e tiveram a oportunidade de expor suas propostas políticas. As propostas e o resumo dos debates serão documentados e entregues ao prefeito Gilmar Machado para nortear o desenvolvimento de políticas para a juventude. O evento foi realizado no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e promovido pela Prefeitura de Uberlândia, UFU e Movimento Cidade Futura.
            “É muito bom saber que o poder público está permitindo expressarmos nossas ideologias políticas que, às vezes, são desprezadas. Este evento prova que tem autoridades dispostas a nos ouvir para caminharmos juntos”, disse o estudante Rafael Henrique de Moura, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Messias Pedreiro.
Durante a Conferência, os participantes assistiram palestras e debateram sobre inclusão social e juventude no contexto político, riscos enfrentados no dia a dia e questões de governança, além de aspectos econômicos e dimensões da inclusão social  da juventude.
O coordenador de Integração da Gestão e Projetos Especiais da Subsecretaria de Proteção Social Especial na Prefeitura do Rio de Janeiro, Allan Borges, ministrou a palestra "Projetos de inclusão social para juventude – Boas práticas e experiências do Governo do Estado do Rio de Janeiro". Um dos projetos desenvolvidos na cidade carioca e apresentado foi o do Centro de Referência de Juventude, que capacita jovens de 10 comunidades, antigas favelas. Outra iniciativa mostrada foi o Programa de Transferência ao Jovem que remunera os jovens de acordo com o seu rendimento escolar.
“Projetos assim reduziram a evasão escolar e melhoraram o rendimento dos alunos. Temos que entender que a juventude é o agente direto de desenvolvimento econômico e estratégico de qualquer local, por isso merece investimentos”, disse Allan Borges.
Ao abrir a Conferência, o prefeito Gilmar Machado apresentou benefícios que a juventude de Uberlândia obteve recentemente, como o desconto de 50% nos passes escolares a partir de 2014 e a construção de duas Praças da Juventude nos bairros Shopping Park e Campo Alegre. “O trabalho com a juventude é um processo constante e requer propostas para uma cidade mais moderna e humanizada e uma das importâncias desta Conferência é ouvir o que todos têm a dizer e sugerir”, disse o prefeito.


Marden Rangel
Desenvolvimento Social e Trabalho - Conferência
23/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.