Juventude expõe suas políticas para uma cidade melhor
Dezenas de jovens participaram da Conferência sobre Políticas de Inclusão Social para a Juventude nesta terça-feira (23) e tiveram a oportunidade de expor suas propostas políticas. As propostas e o resumo dos debates serão documentados e entregues ao prefeito Gilmar Machado para nortear o desenvolvimento de políticas para a juventude. O evento foi realizado no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e promovido pela Prefeitura de Uberlândia, UFU e Movimento Cidade Futura.
“É muito bom saber que o poder público está permitindo expressarmos nossas ideologias políticas que, às vezes, são desprezadas. Este evento prova que tem autoridades dispostas a nos ouvir para caminharmos juntos”, disse o estudante Rafael Henrique de Moura, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Messias Pedreiro.
Durante a Conferência, os participantes assistiram palestras e debateram sobre inclusão social e juventude no contexto político, riscos enfrentados no dia a dia e questões de governança, além de aspectos econômicos e dimensões da inclusão social da juventude.
O coordenador de Integração da Gestão e Projetos Especiais da Subsecretaria de Proteção Social Especial na Prefeitura do Rio de Janeiro, Allan Borges, ministrou a palestra "Projetos de inclusão social para juventude – Boas práticas e experiências do Governo do Estado do Rio de Janeiro". Um dos projetos desenvolvidos na cidade carioca e apresentado foi o do Centro de Referência de Juventude, que capacita jovens de 10 comunidades, antigas favelas. Outra iniciativa mostrada foi o Programa de Transferência ao Jovem que remunera os jovens de acordo com o seu rendimento escolar.
“Projetos assim reduziram a evasão escolar e melhoraram o rendimento dos alunos. Temos que entender que a juventude é o agente direto de desenvolvimento econômico e estratégico de qualquer local, por isso merece investimentos”, disse Allan Borges.
Ao abrir a Conferência, o prefeito Gilmar Machado apresentou benefícios que a juventude de Uberlândia obteve recentemente, como o desconto de 50% nos passes escolares a partir de 2014 e a construção de duas Praças da Juventude nos bairros Shopping Park e Campo Alegre. “O trabalho com a juventude é um processo constante e requer propostas para uma cidade mais moderna e humanizada e uma das importâncias desta Conferência é ouvir o que todos têm a dizer e sugerir”, disse o prefeito.
Marden Rangel
Desenvolvimento Social e Trabalho - Conferência
23/04/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.