quinta-feira, 18 de abril de 2013

Peça teatral


Peça teatral aclamada pela crítica chega a Uberlândia

            Os tabus sexuais no Brasil dos anos 1960 e a transgressão do cidadão Luiz Antônio, que assume sua homossexualidade, adota o nome Gabriela e parte para a Espanha, são os fios condutores do aclamado documentário cênico Luis Antônio – Gabriela. A peça, da Cia Mungunzá de Teatro, chega a Uberlândia e poderá ser vista no Teatro Rondon Pacheco, neste sábado (20) e domingo (21), às 20h. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Teatro.  
O documentário conta as alegrias e tristezas de Luis Antônio, que transgrediu todos os valores e costumes de sua época. A peça é dirigida pelo diretor Nelson Baskerville e tem início em 1953, com o nascimento de Luis Antônio, irmão do diretor. O espetáculo de 88 minutos é baseado em documentos e depoimentos de parentes e amigos de Luis Antônio.
Segundo Nelson Baskerville, em 2002, após ser comunicado que Luis Antônio tinha morrido, ele iniciou uma retrospectiva sobre a vida com seu irmão e as consequências que sua orientação sexual causou à família. Após a ida para a Espanha, foram quase 30 anos de separação e um total silêncio e distanciamento entre ambas as partes.
Não sabendo o motivo e o local da morte, Nelson e sua irmã Maria Cristina iniciaram uma busca por Luis Antônio e foram informados pela embaixada brasileira na Espanha que o rapaz estava vivo. Como Gabriela, Luis Antônio chegou ao estrelato, se tornou viciado em cocaína, contraiu o vírus HIV e faleceu em 2006, em Balboa, na Espanha. Esta história, com suas alegrias e tristezas, é mostrada com riqueza de detalhes na encenação.
Nelson Basverville conta que foi questionado diversas vezes o motivo de não ter trazido Luis Antônio para o Brasil após ter conhecimento da sua situação e nem ter ido ao seu enterro. A resposta é que o diretor optou por fazer o espetáculo da história. A ideia rendeu a aclamação da crítica e Luis Antônio – Gabriela já foi indicado a vários prêmios, sendo cinco vezes ao Prêmio Shell, três ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), três ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro, uma ao Prêmio Governador e ainda ao Prêmio da Revista Bravo. Foi eleito ainda um dos melhores espetáculos teatrais pela revista Veja e jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo.

Serviço:
Documentário cênico Luis Antônio – Gabriela
Local: Teatro Rondon Pacheco – Rua Santos Dumont, 517, Centro
Datas: Sábado (20) e domingo (21)
Entrada franca
Os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria do Teatro Rondon Pacheco

Marden Rangel
17/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.