terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto educacional diminui evasão escolar


Projeto educacional diminui evasão escolar


            Alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi, participam hoje à noite (30) da exposição de talentos promovida pelo programa “Educação transformadora, mudando realidades”, desenvolvido pela escola e que já conseguiu reduzir a evasão escolar e mudar comportamentos. A partir das 20h, haverá apresentação de uma peça de teatro, idealizada pela própria turma, e a premiação dos melhores trabalhos, divididos por categorias. A apresentação será na própria escola.
            O programa “Educação Transformadora, mudando realidades” é desenvolvido há alguns anos e recebeu reforço no ano passado com a inclusão de três professores para o projeto de complementação da carga horária, desenvolvido pela Secretaria de Municipal Educação. São 320 alunos, entre jovens, adultos e idosos que estão matriculados no período noturno. Eles participam de atividades artísticas e culturais com a produção de artesanato, desenho, pintura e até teatro, tudo sob a coordenação de professores de Língua Portuguesa, de Geografia e de História, que através de atividades despertam o interesse e a criatividade dos alunos.
            A ação, que inicialmente foi implantada como complementação, acabou ganhando força. Hoje, o programa “Educação Transformadora...” é considerado um instrumento que ajudou a reduzir a depredação escolar, melhorou a concentração dos alunos que participam das atividades e chegou a surpreender os professores.
            Os temas trabalhados este ano estão entre os assuntos que mais chamam a atenção: drogas, dengue e meio ambiente. “Nós percebemos que o projeto de complementação de carga horária, com a inclusão destes professores, começou a oferecer atividades dentro da vocação cultural da nossa comunidade, como por exemplo, muita música, dança e artesanato. Isso motivou os alunos e até diminuiu a evasão escolar que era muito alta”, conta a diretora da escola, Jeane Cruz de Aquino. “Hoje temos alunos que chegam mais cedo para desenvolverem mais trabalhos e que melhoraram a convivência social e em casa”, acrescenta.
           
O que: Exposição de talentos
Onde: Escola Municipal Hilda Leão Carneiro,
Quando: Hoje à noite
Horário: 20h
Endereço: Rua Gamela , 220, Morumbi (perto da UAI)


Cristiane De Paula
Educação
30/04/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.