quarta-feira, 10 de abril de 2013

Secretaria Municipal Antidrogas e Defesa Social


Caravana Antidrogas no bairro São Jorge

Neste mês de abril a Caravana Antidrogas ficará na Escola Estadual do Parque São Jorge, no bairro São Jorge por 45 dias. Para isso, a Secretaria Antidrogas e Defesa Social programou atividades especiais que atendam aos anseios da turma. A intenção é fechar toda a escola, atendendo professores, alunos e funcionários no turno da tarde. O horário das atividades ainda está flexível em virtude da necessidade da instituição. O objetivo é aprofundar mais as discussões entre alunos, professores e comunidade. “Acredito que assim, todos possam ter mais tempo para debater sobre o assunto. É uma experiência que a secretaria resolveu fazer para fortalecer ainda mais os trabalhos preventivos”, afirmou a secretária Flávia Carvalho.
A caravana é uma alternativa viável que atende às crescentes demandas sociais envolvendo a problemática das drogas e suas ramificações. Com uma linguagem informativa, interativa e de fácil aceitação pelos adolescentes, os trabalhos vão desde palestras, apresentações culturais, oficinas de dança de rua, rima, paródias, contação de história e até gincanas.  Além da escola do São Jorge, ainda há a possibilidade da caravana atender, simultaneamente, outras escolas públicas e particulares, mas a equipe ainda está em fase de visitas e agendamentos.

Caravana Antidrogas
O projeto propõe o combate, através da prevenção, ao grande consumo de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes, por meio de diálogos interativos, leves e pontuais, bem como cursos, oficinas recreativas e culturais. Durante as atividades, é ressaltada a importância da prática de hábitos saudáveis como esporte, arte e cultura com foco na qualidade de vida e perspectivas de futuro.

            Fazem parte da Caravana Antidrogas as seguintes atividades:
Papo Legal - O Papo Legal é uma proposta inovadora no que se refere à prevenção, superando as antigas palestras de caráter repressivo, moralista e proibicionista. A proposta do Papo Legal objetiva realizar nas escolas, instituições e empresas que trabalham com jovens e adolescentes, o que chamamos de diálogos pontuais, realizados de forma leve, informal e interativa, com metodologia e linguagem atrativa.
Oficina de Dança de Rua  Um convite para uma experiência no universo da dança, despertando dessa forma o gosto pela dança, culminando na integração social entre o referido público, bem como o estímulo positivo referente às relações com a diversidade e os limites individuais e coletivos.
Oficina de Rimas - Trabalhar a expressão da musicalidade urbana e contemporânea, com princípios metodológicos voltados ao conhecimento humano, resgate de valores como: família, amor e paz, prevenção ao uso de drogas, educação, meio ambiente e língua portuguesa, onde através da rima, os jovens irão debater e expressar temas do cotidiano, além de receberem informações qualificadas sobre os malefícios causados pelo uso de álcool e outras drogas.
Oficina de Contação de Histórias - O objetivo dessa oficina é proporcionar momentos de reflexão e produção coletiva de narrativas, por meio de atividades específicas para cada temática desenvolvida.
Gincana do Saber - Retomar o conteúdo trabalhado ao longo da semana nas demais atividades contempladas pela Caravana Antidrogas, cujo intuito é de proporcionar às crianças e adolescentes a fixação do conhecimento sobre a temática de prevenção ao uso de drogas.

Cássia Bomfim
Secretaria Municipal Antidrogas e Defesa Social
10/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.