quinta-feira, 25 de abril de 2013

videomonitoramento


Convênio com Estado garante videomonitoramento para mais seis bairros


O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, assinaram hoje (25), em Belo Horizonte, o protocolo de intenção para garantir a implantação do sistema de videomonitoramento do projeto Olho Vivo em mais seis bairros da cidade. No evento, realizado na atual sede do Governo de Minas, o Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves, também aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnica e operacional para implantação de um Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) que será instalado no bairro Canaã, na região oeste da cidade.
Os CPCs são equipamentos públicos onde são desenvolvidos os programas de prevenção à criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Atualmente, Uberlândia possui uma unidade deste projeto no bairro Morumbi, região leste, onde são oferecidos programas como o Fica Vivo, Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional (Presp) e Central de Penas Alternativas (Ceapa).
O sistema de videomonitoramento será ampliado para os bairros Luizote de Freitas, Jardim Patrícia e Mansour, na zona oeste; Santa Mônica, zona leste; Roosevelt, zona norte; e São Jorge, zona sul. Os 32 novos equipamentos devem começar a ser instalados em 90 dias, ou seja, no início da segunda quinzena de julho.
As câmeras do sistema monitoram, 24 horas por dia, as áreas de alta incidência de crimes contra o patrimônio (roubos), aumentando a segurança da população. Aumentar a segurança é uma das prioridades da atual Administração Municipal, segundo o prefeito Gilmar Machado. “Uberlândia já possui 72 câmeras na área central e em uma parte do bairro Martins, e a intenção é expandir este serviço para as ruas e avenidas dos bairros onde há vários comércios e grande concentração de pessoas”, disse o prefeito.
Em Uberlândia, nos locais onde há câmeras, houve diminuição na ocorrência de roubos a prédios comerciais e assaltos a transeuntes. A estimativa da PMMG é de uma redução de 30% a 40% dos índices de criminalidade nessas áreas. As imagens captadas pelas câmeras são enviadas, em tempo real, para uma central de monitoramento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Em caso de ocorrências suspeitas, as equipes de patrulhamento nas imediações são acionadas imediatamente.
Ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, o governador destacou a relevância da parceria com os municípios para assegurar o bom funcionamento do sistema de câmeras nas cidades mineiras. “Estamos implantando mais câmeras do que já temos em todo o Estado, instalado ao longo dos últimos anos, e sabemos que vamos precisar de mais. Quero deixar registrado o agradecimento do Estado aos municípios, porque eles serão parceiros fundamentais nesse trabalho, no acompanhamento e na manutenção dos equipamentos. É muito importante que haja essa integração entre o Estado e o município no sistema de segurança pública”, afirmou Anastasia.

Municípios

Uberlândia é uma das duas cidades mineiras – a outra é Montes Claros - que vão receber o reforço do programa Olho Vivo. Outras 16 cidades do Estado vão receber as câmeras pela primeira vez. Ao todo, o Governo do Estado está investindo até o fim do ano quase R$ 50 milhões na instalação de 504 câmeras de videomonitoramento e na implantação de novos CPCs num total de 20 cidades. Os protocolos com os municípios foram assinados hoje em Belo Horizonte.
Hoje em Minas, estão instaladas 391 câmeras do Olho Vivo.


25/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.