segunda-feira, 29 de julho de 2013

A história de Uberlândia contada em fotografias


A história de Uberlândia contada em fotografias

Em um cenário que já provoca uma viagem no tempo, o Arquivo Público de Uberlândia reúne mais de 20 mil fotos que contam a história do Município. Em meio às grandes estantes de metal estão guardados documentos históricos, desde a época da primeira Câmara Municipal, constituída em 1891, e exemplares de jornais da época, como o “A Reforma”  que circulou em 1897.
Todo o acervo está disponível ao público, que pode aproveitar o mês de agosto, aniversário de Uberlândia, para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade que completa 125 anos de emancipação. Mesmo em tempo de pesquisa virtual, escolas públicas e particulares têm por tradição agendar visitas para despertar nos alunos o interesse pela história e por pesquisa. “Lá na sala de aula eles conhecem as datas e os fatos, aqui, no Arquivo Público, a gente conta história. É diferente e a gente percebe nos olhos dos alunos quando mostramos as imagens com as fotos antigas, eles se envolvem e saem despertados. Somos um complemento da escola para as crianças e jovens”, disse Marluce de Barros, técnica de assistência cultural do Arquivo Público.
O arquivo já dispõe do projeto Arquivo Escola e Sociedade para atender as unidades de ensino. Além do acervo, dispõe de vídeo para exibição e banners para exposição que podem ser levados até a comunidade. O arquivo também atende a solicitações temáticas e prepara fotos para a mostra itinerante, que atende escolas e também empresas e associações. “Nós percebemos muito o interesse também de escolas particulares e empresas que envolvem os funcionários na história do município. Uma coisa é ouvir falar do que foi um lugar, como a praça Tubal Vilela ou a Doutor Duarte, com carros de boi estacionados. Outra coisa é ver, isso é muito interessante”, comenta Marluce.
Para preservação de todo o acervo, o arquivo dispõe de uma restauradora que há 3 anos trabalha para limpar e recuperar fotos, desenhos e documentos diversos. Juliana Pavesi fez especializações em São Paulo e na Itália e atualmente trabalha na limpeza e recuperação da coleção do acervo adquirido de Geraldo Queiroz, que teve o auge de produção artística entre os anos de 1930 a 1945. Um acervo com 34 obras e um caderno, rico em desenhos, croquis e estudos do artista.
O Arquivo Público de Uberlândia fica no bairro Brasil, rua Natal, 935. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h15, com entrada gratuita. O agendamento para visitação de escolas e solicitação da exposição itinerante podem ser feitos pelos telefones (34) 3232-9022 / 3232-4744.

Cristiane de Paula
Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.