quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bom Ambiente já tem o 1º mapeamento do barulho e mau cheiro na cidade


Bom Ambiente já tem o 1º mapeamento do barulho e mau cheiro na cidade

O Programa Bom Ambiente, criado este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já possui o primeiro levantamento do mau cheiro e excesso de barulho em Uberlândia. Os dados foram apurados com base nas denúncias atendidas pela Prefeitura. O comitê é formado por equipes de fiscalização ambiental da prefeitura, da polícia militar, da polícia civil, corpo de bombeiros e Universidade Federal de Uberlândia.

Uma vez por mês as equipes se reunem e avaliam os dados das denúncias apuradas. Outra medida tomada, dentro do Programa Bom Ambiente, foi a divisão da cidade em seis regiões que passarão a ter núcleos para atendimento, inclusive na zona rural. “As pessoas nas cidades grandes se acostumam com o mau cheiro e com o barulho. Se o gestor público não tiver cuidado, os problemas vão explodir. O que nós queremos é agir antes do pior, queremos enfrentar o problema para termos uma cidade desenvolvida e com qualidade de vida”, disse o secretário de meio ambiente, Hélio Mendes.

De acordo com a primeira avaliação do levantamento, o excesso de barulho já não é mais uma questão exclusiva da região central ou industrial. Todos os bairros de Uberlândia já convivem com o problema. No caso do mau cheiro, foi identificado casos crônicos que prejudicam mais de seis bairros e com alto índice de reclamações também na zona rural. “Na zona rural, hoje, não tem mais o sossego procurado pelos moradores, temos excesso de festas particulares e excesso de barulho e precisamos também despertar nas pessoas o conceito de cidadania e de respeito ao outro. Hoje somos uma cidade educadora e vamos fazer campanhas educativas e multar quando preciso”, disse o secretário.

O projeto de conscientização da população deve começar no dia 15 de agosto e envolverá escolas, empresas, indústrias, pequenos estabelecimentos, bares que trabalham com som mecânico ou ao vivo sem proteção acústica, além de condomínios fechados. A campanha será permanente e deve durar três anos. “A consciência tem que passar pelo bem-estar do outro. Faço festa na minha casa e esqueço que meu vizinho precisa descansar, o principal ator desse Programa é o cidadão é ele quem reclama e é ele quem provoca o transtorno. Somos uma cidade educadora, por isso, queremos orientar, pois, qualidade de vida passa por um Bom Ambiente”, completa o secretário.

Dados parciais do primeiro semestre
Total de reclamações de excesso de barulho: 2886

1º lugar, residências 1082 ocorrências
2º lugar, comércio e indústria 1024 ocorrências
3º lugar, veículos (carros e motos) 300 ocorrências
4º lugar, igrejas 76 ocorrências

Total de reclamações de mau cheiro: 107 que atinge até 12 bairros.
Zona rural 80 ocorrências, especialmente ao longo da rodovia Neuza Rezende
Bairros com maior número de reclamações de barulho:
1º lugar, Santa Mônica 231 ocorrências
2º lugar, centro 86 ocorrências
3º lugar, Jardim Brasília 84 ocorrências
4º lugar, Jardim Patrícia 67 ocorrências
5º lugar Nova Uberlândia, 59 ocorrências
6º lugar, São Jorge, 55 ocorrências

Cristiane de Paula
Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.