sábado, 27 de julho de 2013

Cruzeiro dos Peixotos tem Folia de Reis na praça


Cruzeiro dos Peixotos tem Folia de Reis na praça
                                                   
            Neste sábado, 27, a partir das 18h, no Distrito de Cruzeiro dos Peixotos, acontece a tradicional Folia de Reis. O evento, que acontece sempre no mês de julho, é organizado pela festeira Cecília Magela Gonçalves e tem uma história de mais de 50 anos.
            Em Cruzeiro dos Peixotos a folia é conhecida como uma das festas que movimenta toda a comunidde do distrito e região. A festa acontece na Praça da Rodoviária e tem muita comida, cantoria, violeiros e “causos”.
            Os grupos se reúnem em forma de “coro”, denominados ternos, e recitam ladainhas, rezam o terço e pagam os votos feitos durante um ano inteiro. Para Cecília Gonçalves, cantar é uma das formas de “contar e agradecer a Deus” por lutas e vitórias na vida dos fiéis.
            A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. A festa apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do DivinoReinado do Rosário e Pastorinhas. Entretanto, segundo Cecília Gonçalves, a realização da folia não precisa, obrigatoriamente, ser apenas no período de fim de ano.
            Para Ananias Lázaro Neto, superintendente de Operação dos Distritos, todas a comemorações culturais, religiosas e de tradição nos distritos de Uberlândia, recebem o apoio da Superintendência. “Respeitamos todo tipo de crença, culto e sobretudo as tradições e histórias da comunidade. É assim, por meio desses eventos, que também temos a oportunidade conhecer ainda mais as necessidades e conquistas da região”, disse.

Cássia Bomfim
Superintendência dos Distritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.