terça-feira, 30 de julho de 2013

LDB - Com duas sedes simultâneas, segunda etapa terá início nesta quarta-feira

LDB - Com duas sedes simultâneas, segunda etapa terá início nesta quarta-feira
Brasília e São José dos Campos receberão jogos da competição Sub-22 até o próximo domingo; duelos valerão o dobro de pontos na tabela de classificação
A LDB 2013 voltará à ativa. Nesta quarta-feira, terá início a segunda etapa de jogos da maior competição de base do basquete brasileiro. Até o próximo domingo (04/08), as 20 equipes envolvidas na disputa do campeonato Sub-22 se dividiram em duas sedes e cada time disputará cinco partidas consecutivas.

No Ginásio da Asceb, em Brasília, no Distrito Federal, estarão o anfitrião Uniceub/BRB/Brasília, os mineiros do Allianz/Ginástico e Minas Tênis Clube, o SKY/Basquete Cearense (CE), o SFC/Vitória/Cavalo Marinho (BA), os pernambucanos do Náutico/Fase Faculdade e do Sport Club do Recife, o Universo/Goiânia (GO) e o Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf e o Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE, ambos do Espírito Santo.

O destaque das disputas na capital federal fica por conta do Minas. Sem saber o que é perder na competição - a equipe venceu seus nove jogos na primeira etapa -, o clube de Belo Horizonte espera manter os 100% de aproveitamento no campeonato para atletas de até 22 anos de idade.

"Nossas expectativas são as melhores possíveis. Sabemos que vamos enfrentar jogos duros e com o regulamento novo esses cinco jogos são de imensa importância, pois valem o dobro ser perde ou se ganhar. A primeira fase foi ótima para nós, mas já passou. Temos novos objetivos para essa segunda fase. Com os pés no chão vamos tentar fazer uma ótima fase de novo", disse o ala Rafa Moreira, um dos atletas mais experientes do elenco do Minas.

Enquanto isso, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, entrarão em quadra: São José/Unimed (SP), que atuará ao lado de sua torcida, Paschoalotto/Bauru (SP), Vivo/Franca (SP), Pinheiros/SKY (SP), Paulistano/Unimed (SP), Winner/Kabum/Limeira (SP), Flamengo (RJ), Tijuca Tênis Clube (RJ), Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC (PR) e Grêmio Náutico União (PE).

Assim como o Minas, o Flamengo também entrará em quadra na segunda etapa sem saber o que é perder na LDB 2013. Dono de expressivas nove vitórias nos nove primeiros jogos disputados, a equipe comandada pelo técnico Paulo Chupeta terá uma novidade para os jogos no interior paulista.

O armador Gegê, que não atuou na primeira etapa do campeonato Sub-22 por estar servindo a Seleção Brasileira de Novos na disputa da Universíade, está integrado ao elenco flamenguista e será uma das armas da equipe que tentará manter a invencibilidade na competição.

"Nós estamos treinando diariamente e estamos com uma preparação forte para esta etapa. Temos como objetivo terminar a fase de classificação na primeira posição para ter o direito de sediar as Finais. Então, temos consciência de que todo jogo é de extrema importância para nós. Teremos a volta do Gegê, além da estreia do André Pizzolato, e vamos com força máxima para esta etapa", explicou o treinador rubro-negro.

Depois de se enfrentarem dentro de seus Subgrupos (A1 e A2) na primeira etapa da LDB 2013, realizada em São Sebastião do Paraíso (MG), as equipes duelarão com esquadrões da chave contrária nesta etapa e cada time jogará contra cinco clubes da outra chave.

Partidas valerão o dobro de pontos

Para esta temporada, a Liga de Desenvolvimento de Basquete apresentou uma série de novidades. Além de ser a maior edição da história da competição para atletas de até 22 anos de idade, com a participação de 20 times e a duração de sete meses, a LDB 2012/2013 também possui uma inovação em seu regulamento.

As equipes foram alinhadas em uma só classificação (de 1º a 20º), mas divididas em dois Subgrupos (A1 e A2), de maneira regional para facilitar a logística da competição, sem levar em conta o índice técnico de cada uma.

Então, foi estipulado que os times enfrentariam duas vezes os rivais de seu Subgrupo e uma única vez os esquadrões da outra chave. Porém, para que todos os clubes tenham a mesma chance de se classificar, as partidas entre duas equipes de Subgrupos diferentes valerão o dobro de pontos (quatro) na tabela de classificação.

"Como os subgrupos foram divididos de maneira regional para otimizar os custos do projeto, encontramos essa fórmula para deixar esta divisão indiferente. Desta maneira, não prejudicaremos ninguém e, inclusive, oito equipes do mesmo subgrupo podem se classificar para as finais da competição. As chances de todos os times ficam iguais com este formato", explicou Paulo Bassul, gerente técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Confira os jogos da LDB 2013 nesta quarta-feira:

- Brasília (Ginásio da Asceb)
09h - Náutico/Fase Faculdade x Allianz/Ginástico
11h - SKY/Basquete Cearense x Minas Tênis Clube
15h - Sport Club do Recife x Vitória Basquete/Praia Clube/Cecre
17h - Uniceub/BRB/Brasília x Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf
19h - SFC/Vitória/Cavalo Marinho x Universo/Goiânia

- São José dos Campos (Ginásio Lineu de Moura)
09h - Paschoalotto/Bauru x Tijuca Tênis Clube
11h - Grêmio Náutico União x Flamengo
14h - Vivo/Franca x Paulistano/Unimed
16h - Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC (PR) x Pinheiros/SKY
20h - Winner/Kabum/Limeira x São José/Unimed
Liga Nacional de Basquete
Avenida Miguel Estéfano, 349
Bairro Saúde
São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.