Coleta mecanizada chega ao bairro Santa Mônica
Depois de contemplar duas importantes vias de acesso dos bairros Luizote de Freitas e Tibery agora é a vez do bairro Santa Mônica receber a coleta mecanizada. A princípio, as ruas e avenidas do bairro vão receber 300 recipientes. Eles serão distribuídos em três etapas, sendo 100 em agosto, 100 em setembro e 100 em outubro. A colocação dos contêineres terá início no dia 05 de agosto. O primeiro trecho compreende entre a avenida Segismundo Pereira, Rua Ubiratan Honório de Castro e Rua Delmira Cândida Rodrigues da Cunha. O serviço será gradativamente implantado em outros logradouros do bairro.
O trabalho já deu demonstração de boa aceitação e mudança de hábitos de moradores e comerciantes. Ao todo, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, já implantou, nos dois primeiros bairros, 70 contêineres e 50 papeleiras ao longo das avenidas José Fonseca (Luizote) e Silva e Benjamin Magalhães (Tibery).
Os recipientes são colocados a cada 50 metros de distância para facilitar o acesso dos usuários. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 1.000 litros e todos possuem tampas. A empresa Limpebrás, responsável pelo serviço de limpeza urbana, é que faz todo o processo de instalação, manutenção e higienização dos contêineres, facilitando na conservação e o recolhimento do lixo doméstico.
Aos poucos, a população está se conscientizando com a nova forma de armazenamento correto do lixo doméstico. Os materiais recicláveis, como papelão, vidros, pet, papel, latas, não devem ser depositados nos contentores. Esses continuam sendo recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva.
O projeto piloto foi implantado em maio no bairro Luizote de Freitas, na avenida José Fonseca e Silva. Depois de um mês, a população demonstrou boa aceitação e está criando hábitos de separar o lixo, ensacar e levar até os contêineres.
A coleta mecanizada facilita o recolhimento e o depósito adequado do lixo (sem limitação de horário) e também evita que os resíduos deixados pela população sejam levados por enxurradas, colaborando assim com o meio ambiente e preservando rios, córregos e bueiros. O acondicionamento nos contêineres também auxilia na diminuição dos riscos de ferimentos com objetos cortantes para os garis e coletores de lixo.
Cássia Bomfim
Serviços Urbanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.