quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Comitês de desenvolvimento rural e urbano são criados

Comitês de desenvolvimento rural e urbano são criados

Foi oficializada nesta quarta-feira (7) a criação dos Comitês Gestores de Políticas Urbanas (CGPU) e de Desenvolvimento Agrário e Solidário (CGDAS). Os dois comitês foram criados a partir de decreto do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e visa a manter um fórum permanente de discussão aprofundada de políticas públicas para a cidade. A pauta surgiu a partir das conversas com representantes de manifestações ocorridas nos meses de junho e julho.
Em específico, o CGPU vai trabalhar em prol do desenvolvimento dos bairros e da melhoria das condições de vida dos cidadão. Já o CGDAS vai ajudar a promover o desenvolvimento da agricultura familiar. As secretarias municipais participantes dos comitês (Trânsito e Transportes, Agropecuária e Abastecimento, Obras, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Saúde, Cultura, Distritos e Ferub) disponibilizarão um servidor para participar constantemente dos fóruns.
Durante a reunião com os movimentos sociais e representantes de assentamentos, o prefeito Gilmar Machado afirmou que a Adminitração municipal tem a intenção de manter um diálogo aberto e democrático. “Estamos estreitando nossos laços para aprofundar questões e formular propostas. O olhar diferente dos movimentos é importante nesse trabalho”, observou.
Além de demandas já apresentadas de asfalto, saneamento básico e descarte correto dos resíduos sólidos, também entrarão no debate a formação do sistema de transporte integrado na zona rural, mais conhecido como SIT Rural. A consolidação desse projeto depende de várias questões, como a melhoria das estradas de chão, acesso aos assentamentos e estudos logísticos.
“É uma felicidade ter um governo com essa abertura e interação. Nós, dos movimentos sociais, tínhamos conquistas que esbarravam quando chegavam nas partes estruturais. Ainda devemos avançar mais e fazer com que a bandeira da reforma agrária se efetive de fato. Precisamos deixar de ser tachados como favelas rurais”, disse Deodato Divino Machado, morador do assentamento Tangará e coordenador estadual do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL).

O que são comitês
São compostos por integrantes do poder público, entidades de classe e sociedade civil com a proposta de mudança social tendo em vista a realidade local. Os comitês, normalmente, não seguem uma hierarquia e suas ações básicas são a promoção de debates, resolução de conflitos, aprovação de planos e estabelecimento de critérios.

Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.