segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Entidades assistidas pelo PAA recebem doações de mel

Entidades assistidas pelo PAA recebem doações de mel


Na tarde desta segunda-feira (05) a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento (SMAAB) juntamente com a Associação dos Apicultores Familiares do Brasil (Apifam) realizaram a doação de cinco quilos de mel para 40 entidades assistidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). A entrega dos potes foi feita no auditório do anexo da Secretaria, no bairro Planalto.
“Queremos fortalecer a agricultura familiar, atender as instituições de caridade, as escolas e o público em situação de risco alimentar na cidade. Vamos incluir no cardápio o mel como alimento e não somente como remédio”, disse a secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Petrelli.
A Apifam atualmente conta com cerca de 30 produtores. De acordo com o presidente da associação, José Antônio Pereira, o desejo do apicultor é que a população se conscientize de que a abelha não só produz o mel como também gera a geleia real. Segundo ele, das 250 mil variedades de plantas conhecidas e que produzem flores, 90% delas dependem dos insetos para a polinização, sendo as abelhas uma das principais responsáveis pela dispersão do pólen. “A parceria com a Secretaria de inclusão do mel na merenda escolar vai incentivar o apicultor. Ele vai conseguir produzir e vender mais o produto, além de melhorar a qualidade técnica dos apiários. É importante que as crianças consumam mel e entendam a riqueza do produto, assim fortaleceremos a cultura de consumo deles desde pequenos”, disse.
O projeto social Mel da Floresta, da empresa Duratex, foi criado em 2006, em parceria com a Apifam. O programa prevê a manutenção de colmeias em fazendas de eucalipto da empresa. Até o momento, cerca de 3 mil quilos de mel foram doados para diversas instituições da região.
      O monitoramento e o manejo das abelhas exóticas nas florestas de eucalipto garantem a preservação e conservação das espécies nativas, essenciais para a manutenção da flora e fauna locais.


Paula Maia
Agropecuária e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.