domingo, 1 de setembro de 2013

Projeto Prêmio Lobo Guará de trilhas é oficialmente apresentado à comunidade

Projeto Prêmio Lobo Guará de trilhas é oficialmente apresentado à comunidade

Em noite de grande estilo com convidados especiais, como o premiado autor de trilhas de cinema Antônio Pinto, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Cultura apresentou ontem (29), no Teatro Municipal, o Projeto de Lei que cria o Prêmio Lobo Guará de Ouro, para reconhecimento das melhores trilhas de cinema, novela e jogos eletrônicos.
O Projeto de Lei será enviado, em setembro, à Câmara Municipal para apreciação e votação e, em seguida, terá início o processo de captação de recursos e divulgação nacional do Prêmio. A solenidade teve a participação do coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e contou com a presença do reitor da UFU, Elmiro Rezende, Instituição parceira na realização do Prêmio e que ajudará na divulgação entre as mais de 50 Instituições de Ensino Superior do país.
Criado a partir da ideia do jornalista e pesquisador da Rádio Universitária de Uberlândia Márcio Alvarenga, o Prêmio Lobo Guará de Ouro poderá colocar a cidade no circuito mundial de autores de trilhas sonoras. O Brasil tem compositores reconhecidos mundialmente como Antônio Pinto, com trabalhos em mais de 15 filmes, entre eles, “Central do Brasil”, “Cidade de Deus”, “Senhor das armas” e “Plano de fuga”. A importância do Prêmio já é comparada a prêmios como o Leão de Ouro em Veneza. Além de reconhecer talentos, a iniciativa será um incentivador da produção local. “Estamos entrando em um grande e novo tempo para Uberlândia, abrindo a perspectiva de mercado e tornando cada vez mais a nossa cidade evidente no cenário nacional, fortalecendo nossos talentos que serão despertados e nosso turismo”, disse o secretário de Cultura, Gilberto Neves.
O prefeito Gilmar Machado destacou a importância da parceria com a Universidade Federal e o empenho da Secretaria de Cultura em abrir o Teatro Municipal para a população, espaço que será usado para fortalecimento da arte e cultura. “Este Teatro foi também construído com esforço de vários secretários de muitos empresários e agora temos oportunidade de dar aos artistas da cidade e à população este espaço que irá aprimorar nossa cultura”, disse o prefeito.
A solenidade foi encerrada com a apresentação musical do autor de trilhas Antônio Pinto, que também foi homenageado. O músico não conseguiu esconder a alegria e entusiasmo em participar do lançamento do Prêmio em Uberlândia. “Meu pai (Ziraldo), vai ficar muito orgulhoso, espero voltar aqui ano que vem e ainda ver uma grande fila de pessoas para entrar nesse maravilhoso Teatro”, disse Antônio. O idealizador do Prêmio, o jornalista Márcio Alvarenga, também não escondeu a emoção de ver realizado o antigo sonho. “Estou muito feliz, há mais de 40 anos pesquiso e me dedico ao conhecimento de trilhas e do cinema mundial. Esse é um grande momento, ver o projeto que tem vários anos sair do papel”, disse Marcio Alvarenga.



Cristiane de Paula 
Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.