quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Escola do Legislativo debate mobilidade urbana

Escola do Legislativo debate mobilidade urbana



            A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia realizou no dia 27 de novembro a 4ª edição do programa Diálogos Públicos debatendo mobilidade urbana. O programa contou com a participação do diretor de planejamento de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) Geovane da Silva Souza e do professor de saúde ambiental do Instituto de Geografia a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Boscolli Barbosa Pereira, que é doutor em genética e bioquímica, o que permitiu vincular mobilidade e meio ambiente dentro dos parâmetros da sustentabilidade.

            A política nacional de mobilidade urbana foi estabelecida através da Lei Federal 12.587/2012 visando a construção de cidade inteligentes e sustentáveis. O professor Boscolli Pereira explicou que as diretrizes para uma mobilidade sustentável deve englobar os aspectos ambientais, econômicos e sociais mas afirmou também que não adianta estabelecer parâmetros se não há como aferir se os mesmos estão sendo cumpridos. Boscolli Pereira considera que não há como pensar em mobilidade urbana sustentável sem ampliação do transporte público e uso de veículos não motorizados como as bicicletas impactando diretamento sobre a qualidade de vida. Em Uberlândia, disse Boscolli Pereira, existem vários pontos que já registram níveis perigosos de poluição.


            A relação entre mobilidade e qualidade de vida, exemplificou Boscolli Pereira, pôde ser aferida em monitoramento realizado em 2010 por ocasião de greve no transporte coletivo urbano quando houve redução de metade da frota circulando durante 3 dias e houve aumento de particulados presentes no ar na região do terminal central de ônibus porque houve crescimento no número de veículos individuais de transporte como carros, motos e táxis.

            O representante da Settran, Geovane Souza considera que é possível sim minimizar os impactos ambientais com o uso de transporte público ao mesmo tempo em que reduz os problemas de mobilidade urbana. Geovane Souza destacou a necessidade também de uma maior conscientização para o uso de bicicletas com meio de transporte e não apenas para lazer ou esporte sendo que a cidade já possui 72 Km de ciclovias e ciclofaixas e mais estão sendo construídas. Geovane Souza informou ainda que a atual legislação para novos loteamentos já prevê a construção de ciclofaixas e ciclovias e que as bicicletas podem ser usadas também para o deslocamento até terminais de ônibus urbanos quando a distância a ser percorrida for muito grande.


            O uso da bicicleta com meio de transporte também foi ressaltado pelo professor Boscolli Pereira pois ela contempla todos os parâmetros de transporte sustentável: não polui portanto é ambientalmente correta; tem baixo custo de compra e manutenção e, gera benefícios à saúde do cidadão minimizando impactos sociais. Sobre a ampliação do transporte público, Geovane Souza informou que quatro novos corredores de ônibus serão construídos, começando pelo da av. Segismundo Pereira, depois zona sul ao centro, zona oeste ao centro e zona norte ao centro.


Eithel Lobianco Junior

Jornalista CMU - 8186

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.