sábado, 1 de março de 2014

1ª edição do “Carnaforró” anima idosos no Crescer Laranjeiras

 1ª edição do “Carnaforró” anima idosos no Crescer Laranjeiras

            Provando que não só os jovens têm direito e energia para pular o carnaval, a turma da melhor idade aproveitou esta quinta-feira (27), para participar da 1ª edição do “Carnaforró”. Com iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), cerca de mil idosos participaram em clima de folia, das atividades que aconteceram no equipamento da Rede Crescer Conviver do bairro Laranjeiras. Nesta sexta-feira, a folia continua na unidade.
Visando maior conforto aos usuários do Centro de Convivência do Idoso, a Sedest montou uma estrutura completa com cadeiras, mesas e tendas na rua Senegal, que fica em frente à unidade da Rede Crescer. Três bandas animaram a folia, e a comemoração relembrou os antigos carnavais, com marchinhas e o ritmo que comandou a folia, o forró pé de serra.
Os foliões receberam o kit do folião, composto com serpentina, olho de sogra, papel picado e todos os itens tradicionais do carnaval. Os idosos ainda tiveram acesso aos mesmos serviços que são oferecidos no evento Crescer no Bairro, como aferição de pressão, massagem, pintura corporal, corte de cabelo, manicure, maquiagem, lanche, entrega de mudas e kit de maquiagem. “Hoje foi a oportunidade de reunir os usuários dos quatro Centros de Convivência da cidade, e fazer essa grande festa. Assim como os idosos procuram espaços de socialização, hoje eles encontram aqui esse espaço para se divertirem, utilizar os serviços ofertados e participarem deste momento de integração, além claro, de lembrar da tradição carnavalesca, conviver e conhecer outros idosos dos outros centros”, disse a diretora da Rede Crescer, Letícia Alves.
Quem participou do baile, não pôde deixar de notar a alegria contagiante das amigas Ana Francisca, de 74 anos, e Maria Conceição, com 79 anos. Ambas chamaram a atenção pelo brilho das fantasias confeccionadas por elas mesmas, e pela máscara carnavalesca cheia de brilhos e lantejoulas. Ana Francisca conta que perdeu a filha em 2010, e que até o começo do ano passado vivia em depressão. Depois que começou a frequentar as aulas de dança, a ginástica e a hidromassagem, a sua vida mudou. “Tudo que está acontecendo aqui acontece também nas aulas, a alegria não é só no carnaval, são todos os dias nas unidades que atendem os idosos. Somos uma família unida e feliz”, disse. A amiga dona Maria Conceição emendou a conversa e conclui dizendo: “Quem participa das atividades de ginástica e danças, não toma remédio. Isso aqui é vida, o que fazemos gera saúde”, disse.
Não faltou animação, alegria e descontração para o casal de namorados Ivanir Ferreira e Eurípedes de Souza. Ambos já passaram dos 70 anos e combinaram na fantasia, ela com uma peruca verde e mascarada, e ele, com uma gravata da mesma cor, cheia de purpurina. E no ritmo do forró eles contaram como se conheceram e porque a dança é tão importante para a vida do casal. “Eu fui buscar ele em Cachoeira Dourada, em um evento de dança para terceira idade. A partir deste dia começamos a namorar, e atualmente ele mora aqui em Uberlândia comigo. A dança não pode parar, foi através do forró que começamos e com o forró vamos ficar até aguentarmos”, contou a aposentada Ivanir.
O grito de carnaval foi dado em meio às marchinhas tradicionais e não deixou ninguém parado. O senhor José Severino já com seus 75 anos caiu na folia com muita animação. “Estou dançando já tem mais de três horas seguidas”, contou. Quando questionado se não estaria cansado, ele é contundente na resposta. “Hoje só saio daqui quando acabar, e olha que meu pique não acaba fácil não. Hoje quero dançar com pelo menos mais umas 15 damas”, contou em gargalhadas.
            O Carnaforró continua com a mesma programação nesta sexta-feira (28), a partir das 13h na rua Senegal, numero 30, no bairro Laranjeiras.
            Rede Crescer
A Rede Crescer Conviver (antigo CEAI), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), dispõe de quatro unidades direcionadas exclusivamente ao atendimento de idosos (aproximadamente 5.500 usuários, de todas as classes sociais). Nesses espaços são oferecidas atividades recreativas, educacionais e esportivas. São mais de 15 ocupações gerais e outras aplicadas de acordo com a estrutura de cada equipamento. Os participantes podem escolher entre as modalidades de dança de rua, dança de salão, balé, capoeira, alongamento, musculação, hidroginástica, fisioterapia, teatro, coral, artesanato, alfabetização, jazz e informática.

Rede Crescer Conviver
Bairro Brasil – Avenida Rondon Pacheco, 5865
Bairro Laranjeiras – Rua Senegal, 30
Bairro Luizote de Frietas – Rua Roberto Margonari, 100
Bairro Guarani – Rua Carnaval, 415

Funcionamento:
Segunda a Sexta-Feira – 7h às 18h

Como ingressar:
É preciso ter mais de 60 anos, preencher o formulário do CadÚnico e apresentar atestado médico para liberação das atividades.

Paula Maia
Desenvolvimento Social e Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.