segunda-feira, 31 de março de 2014

Começa na zona rural mais uma etapa do projeto Sanitarista Mirim

Começa na zona rural mais uma etapa do projeto Sanitarista Mirim


            Os alunos das escolas da zona rural de Uberlândia iniciaram hoje (31) mais uma etapa dos trabalhos teóricos e práticos do projeto Sanitarista Mirim. O pontapé inicial foi na Escola Municipal Carlos Tucci, na Babilônia (Água Limpa), com uma turma de 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
            Sanitarista Mirim é um projeto que existe há 11 anos, do Governo Estadual, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e leva a parceria da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio das secretarias de Agropecuária e Abastecimento e de Educação e ainda conta com o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia.
            Os trabalhos são desenvolvidos nas escolas municipais da zona rural há quatro anos em Uberlândia. Das 13 existentes, seis, inclusive a da Babilônia, já participaram da iniciativa: Olhos D’água; Sebastião Rangel, em Tapuirama; Leandro José de Oliveira, na Fazenda Douradinho; Sobradinho; e Antonino Martins da Silva, em Martinésia.
As atividades são desenvolvidas durante os dois semestres com aulas teóricas e práticas. Depois de todo o aprendizado na sala de aula, as crianças vão a campo para testar os conhecimentos adquiridos. Os próprios fazendeiros incentivam e aprovam a iniciativa. Segundo a coordenadora de Agricultura e Educação Ambiental da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Marquez, os resultados desse projeto são surpreendentes. “É muito gratificante para toda a equipe ver os alunos se desenvolvendo, trocando ideias, questionando sobre as áreas animal, vegetal, sanidade animal, tudo que aprenderam de forma natural e simples. Assim, temos a sensação do dever cumprido”, disse.
A diretora da escola na comunidade de Babilônia, Vera Lúcia Borges de Freitas Arantes, a professora regente Elizete Maria dos Anjos e o professor de laboratório Glauber de Oliveira estão empolgados com o entusiasmo e interesse dos alunos e pais no desenrolar do projeto. “Os olhinhos deles brilhavam durante a apresentação. Acreditamos que serão dias bem proveitosos para essa turma, e de muito aprendizado”, enfatizou a diretora.

Objetivo

O projeto Sanitarista Mirim é capaz de formar agentes multiplicadores que vão auxiliar adultos na condução e atuação segura em todos os setores do campo. Através deles, muitos pais, sitiantes e até fazendeiros aprendem sobre diversos temas como sanidade animal, preservação do meio ambiente, tratamento de animais, vegetais, vacinação, tudo que diz respeito ao dia a dia do homem do campo.
Para os professores e direção das escolas, o projeto também estimula e valoriza o trabalho no campo com amor e dedicação, resgata a dignidade de quem vive da terra e, sobretudo, leva a refletir sobre a questão do êxodo rural. O veterinário do IMA Anderson Cardoso Costa fez uma breve apresentação sobre o funcionamento do projeto.
            Após o lançamento do projeto na escola, os professores de Ciências vão trabalhar com os alunos, em conjunto com outras disciplinas, todo o conteúdo do livro que eles vão receber. Depois, virá a outra etapa do projeto que consiste nas visitas às fazendas. Já no segundo semestre o foco será a parte agrícola e ao término de todo o processo, os alunos serão avaliados em apresentações livres sobre tudo o que aprenderam na teoria e na prática. Ao final do projeto, todos os participantes recebem um certificado de Sanitarista Mirim.

Próximas escolas

- Terça-feira – 01/04 – 8h – Escola Municipal Sebastião Rangel em Tapuirama
- Terça-feira – 01/04 – 14h – Escola Municipal Leandro José de Oliveira - Conselho Barra do Tejuco
- Quarta-feira – 02/04 – 8h – Escola Municipal Sobradinho – Fazenda Sobradinho
- Quinta-feira – 03/04 – 8h – Escola Antonino Martins da Silva - Martinésia
- Sexta-feira – 04/04 – 8h – Escola Municipal Olhos D’Água


Cássia Bomfim
Agropecuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.