Sedest lança o projeto Crescer Aprendiz
A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), lançou nesta quinta-feira (03) o projeto Crescer Aprendiz. O serviço será oferecido dentro da Rede Crescer e atenderá adolescentes e jovens, de 14 a 17 anos, com projeto de qualificação profissional. Na oportunidade, foi assinado um convênio em parceria com a Fundação CDL, responsável por ministrar os cursos.
Na primeira etapa, o projeto atenderá 300 jovens, com início das atividades no segundo semestre, ainda no mês de agosto. Para ofertar o serviço, o município está investindo cerca de R$ 250 mil.
Os jovens estudarão módulos de competências básicas para o trabalho, princípio de liderança, postura e etiqueta empresarial, empreendedorismo, inclusão digital, rotinas administrativas e capacitação comercial. A carga horária será de 300 horas, que serão executadas em 8 meses. Os jovens receberão uniforme, material didático e lanche durante a realização dos cursos. Os interessados em participar da seleção podem procurar qualquer unidade da Rede Crescer, a partir deste mês.
De acordo assessora da Proteção Social Básica, Denise Portes, a expectativa é triplicar o número de atendimento nas diversas unidades da Rede Crescer, para preencher uma lacuna quanto à profissionalização daqueles que completam a faixa etária de 14 a 17 anos. “O Jovem Aprendiz é a oportunidade de formação profissional para estes jovens, evitando que eles caiam na criminalidade, ou que fiquem na rua e contribuam com a evasão escolar. Esta é mais uma proposta de continuidade dos projetos da Sedest”, ressaltou.
“Nossa intenção é que estes jovens façam uma pré-qualificação, para que entrem mais experientes no mercado de trabalho. Tenho informação que atualmente mais de 3 mil empresas não estão cumprindo as cotas de aprendizagem. Com a força do poder público e dos diversos órgãos empresariais, iremos ofertar e conscientizar o empresariado para dar oportunidade a estes jovens. A nossa intenção é sempre fomentar políticas de assistência social para a juventude ”, afirmou o secretário Murilo Ferreira.
A coordenadora da Fundação CDL, Bânia Poli, afirma que a parceria entre a Fundação e o Município vem contribuir para ser exemplo para todo o Brasil quanto à mudança da realidade da juventude. “É realmente a oportunidade de oferecer nossa excelência em termos de qualidade pedagógica para esses jovens. A Fundação CDL vai dedicar a esse trabalho para que os jovens saiam com uma visão diferenciada e com caráter. Nossa preocupação é formar não só competências profissionais, mas também comportamentais”, disse.
Paula Maia
Desenvolvimento Social e Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.