domingo, 1 de junho de 2014

Educadores se preparam para Congresso Municipal de Educação

Educadores se preparam para Congresso Municipal de Educação
           
            Diversos profissionais da educação, entre diretores e representantes da comunidade escolar do município, além de representantes das escolas do Estado e ONGs, se reuniram nesta sexta-feira (30), no auditório 3Q da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para a preparação do “Congresso Municipal da Educação - Plano Municipal de Educação por uma Cidade Educadora”, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro.
O ponto discutido no encontro foi sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) que constituiu-se como um planejamento conjunto entre o governo e sociedade civil que, com base cientifica e com a utilização de recursos previsíveis, deve ter como intuito as necessidades sociais. O PME é um documento que estabelece diretrizes, metas e prioridades para a educação municipal. Tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo Município.
Atualmente, o desafio para o município é elaborar um plano que esteja em consenso com os planos estadual e nacional de educação e, ao mesmo tempo, garanta sua identidade e autonomia. Para isso, os profissionais da educação irão se reunir em um dia escolar para discutir as diretrizes e apresentar as propostas para a elaboração do plano. Cada escola será representada por seis delegados que irão se reunir em setembro e encaminhar as propostas à Secretaria de Educação. Após finalizado, o projeto do plano será enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação.
Quando aprovado pela Câmara Municipal, o PME vai se tornar uma lei que dará condições de continuidade das políticas educacionais independente do governo que assuma o município. A participação, acompanhamento e avaliação da sociedade civil garantirá a efetivação das diretrizes e metas estabelecidas pelo PME.
São seis eixos temáticos envolvidos na discussão e que abordam tópicos como sistema municipal de ensino; Educação inclusiva: Cidadania e Emancipação; Qualidade da Educação: Democratização e Aprendizagem; Gestão Democrática; Valorização dos Trabalhadores da Educação: Formação e Condições de Trabalho; e Financiamento da Educação: Transparência e Controle Social.
            A secretária de Educação, Gercina Novais, afirma que a elaboração do PME traz um olhar específico sobre as políticas do município. “Estamos focados em garantir uma educação de qualidade. A efetivação de políticas públicas necessita do conhecimento da realidade e o levantamento das necessidades sociais a serem atendidas, a partir das quais possam ser definidas prioridades, objetivos e metas que orientarão a ação do Poder Público em resposta às demandas da sociedade”, disse a secretária.


Paula Maia
Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.