domingo, 29 de junho de 2014

Trilhas da Longevidade leva 45 idosos a Caldas Novas


Trilhas da Longevidade leva 45 idosos a Caldas Novas

            Aos 74 anos de idade, o aposentado José Fernandes do Nascimento nunca tinha feito uma viagem turística. “Já viajei, mas sempre para trabalhar. Para passear é a primeira vez e está sendo emocionante”, disse o ex-carpinteiro antes de embarcar para Caldas Novas (GO) nesta sexta-feira (26). Ele faz parte da primeira turma de 45 idosos do projeto Trilhas da Longevidade, lançado este mês pela Prefeitura de Uberlândia e que proporciona lazer e entretenimento para a terceira idade e contribui para melhorar a qualidade de vida por meio de passeios e viagens turísticas e culturais.
            Nas bagagens dos viajantes, muitas roupas para banhos e passeios, protetores solar e máquinas fotográficas. Tudo isto acompanhado de alegria e a vontade de chegar ao município goiano para aproveitar as águas termais, conhecer os pontos turísticos e fazer novas amizades. Todos eles são atendidos pela Rede Crescer,coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho. Momentos antes da partida no Crescer Conviver do bairro Laranjeiras, José do Nascimento disse que espera encontrar lugares bonitos, muitas piscinas e gente feliz em Caldas Novas.
            Segundo a aposentada Maria Medeiros de Lima, de 64 anos, a expectativa de José do Nascimento será concretizada. Ela conheceu a cidade goiana há cinco anos e já estava com vontade de voltar. “É um lugar lindo, com muitas opções de lazer e onde a gente faz muitos amigos. Para nós, que trabalhamos a vida toda, é gratificante saber que estamos sendo ainda mais valorizados pelo poder público”, afirmou.
O também aposentado José Antônio Boaventura, de 64 anos, foi o primeiro a ser chamado pelos organizadores para embarcar. Enquanto entregava sua bagagem ao motorista do ônibus ele contou que também conheceu Caldas Novas em 2013, mas agora será diferente. “Quando fiquei sabendo desta oportunidade me inscrevi rápido e estou muito feliz em fazer parte da primeira turma”, disse.
Já a dona de casa Zélia Francisco do Nascimento, de 69 anos, foi a primeira a embarcar. “Eu estava na porta do ônibus quando disseram que podia entrar. Agora quero chegar logo, para aproveitar bastante a viagem”, disse.

Pioneirismo

O Trilhas da Longevidade garantiu a Uberlândia o posto de cidade pioneira no Brasil em política pública municipal de turismo para idosos. Já nesta primeira viagem, os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), mantenedora do projeto, tiveram o cuidado de garantir todos os itens para um passeio inesquecível. Durante a partida, os organizadores providenciaram inclusive um violeiro para cantar a música “Besame Mucho”, composta nos anos de 1940 pela mexicana Consuelo Velázquez.
            O retorno para Uberlândia será nesta sexta-feira (27). Durante a estadia, os viajantes vão pernoitar em um hotel, desfrutarão as opções de lazer de um clube, passearão em escuna e conhecerão pontos onde poderão apreciar a culinária da região. Um local que deve agradar a todos será a praça central da cidade, que possui diversos chafarizes.
De acordo com a diretora da Rede Crescer, Letícia Alves Carvalho, da Sedest, o programa reforça o compromisso do governo municipal de oferecer à terceira idade oportunidades de lazer, convivência e enriquecimento cultural. Até o final do ano serão 10 viagens com todos os serviços inclusos (pernoite, alimentação, transporte, passeios e guia turístico). Ao todo, 450 idosos terão a oportunidade de conhecer Caldas Novas, Araxá, Peirópolis/Sacramento e Conceição das Alagoas. Os idosos interessados em participar do Trilhas da Longevidade precisam ter o número de identificação pessoal (por meio do CadÚnico), renda inferior a dois salários mínimos, condição física e mental devidamente comprovada por atestado médico e ser assíduo em alguma unidade da Rede Crescer Conviver.
Para Viviane Lemes, proprietária da agência que venceu a licitação para prestar os serviços da viagem a Caldas Novas, é uma satisfação participar do projeto. “Durante suas vidas, muitas destas pessoas se dedicaram somente ao trabalho, às suas famílias e ao desenvolvimento da cidade, e agora estamos contribuindo em devolver a elas o reconhecimento e o agradecimento pelas suas ações”, disse.

Marden Rangel
26/06/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.