domingo, 31 de agosto de 2014

Planejamento Urbano distribui mapa atualizado da cidade às escolas


Planejamento Urbano distribui mapa atualizado da cidade às escolas

            A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano começou a distribuir o mapa da cidade de Uberlândia, atualizado até março deste ano, às escolas municipais, estaduais e particulares. Nesta sexta-feira (29), duas escolas já foram contempladas, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Pacheco Rezende e a Escola Estadual Messias Pedreiro.
Para Miriam Antônia dos Santos, diretora da Escola Estadual Messias Pedreiro, o mapa atualizado será disponibilizado em local visível dentro da escola. “Para nós, o mapa vai ser muito bom porque temos alguns mapas aqui que já estão um pouco defasados”, diz. Ainda segundo a diretora, Uberlândia hoje está em crescimento constante e é importante ter o material atualizado, o que contribui trabalhar o mapa com direcionamento pedagógico. A Escola Messias Pedreiro tem 2.087 alunos do segundo grau, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.
A vice-diretora Dalva Aparecida Bispo de Oliveira, da Emei Maria Pacheco Rezende, conta da surpresa em ver a receptividade das crianças, que mesmo tendo pouca idade se mostraram curiosas e interessadas em entender o que vem a ser o mapa. “Eu falei para as crianças que íamos receber uma visita que traria a foto de Uberlândia, que foi a forma que conseguimos expressar a entrega do mapa”, diz. “Me surpreendeu muito a receptividade das crianças, mas entendo que elas hoje têm acesso a muita informação no dia a dia, e indiretamente elas têm uma vivência do mapa de outras maneiras, andando pela cidade de carro, de ônibus, também no computador, em jogos virtuais. Talvez eles não saibam da utilidade do mapa em si, mas a escola tem também esse papel de levar o conhecimento e interagir”.
A vice-diretora comenta que já pensa em formas lúdico-pedagógicas de levar aos alunos a compreensão do mapa, onde através dele pode-se fazer com que a criança comece a procurar a sua casa, e a partir daí ir trabalhando outros pontos de referência.
Para o secretário de Planejamento Urbano, José Caldeirani Filho, o momento é uma oportunidade de apresentar à comunidade escolar o crescimento da cidade através do mapa. “Com o mapa, os alunos dessas escolas poderão ter noção do que vem a ser a cidade de Uberlândia. A partir dele vão aprender a se localizar, a conhecer a cidade, a localizar, por exemplo, a rua onde mora e conhecer um pouco mais da história de onde vive”, diz o secretário.
Um exemplo de como o mapa ajuda no aprendizado foi vivenciado pelo próprio secretário durante a entrega uma das escolas. Ao explicar o conteúdo aos alunos, uma criança começou a chorar dizendo que sua casa não estava no mapa. O secretário, no entanto, sabendo que ela mora no bairro Santa Mônica logo a acalmou dizendo “sua casa está aqui” e mostrando o contorno colorido do bairro. Não demorou muito para a criança mudar o semblante.


Teresa Cristina
Planejamento Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.