domingo, 21 de setembro de 2014

Cartilha e multa moral reforçam conscientização sobre acessibilidade

Cartilha e multa moral reforçam conscientização sobre acessibilidade

            Fazendo parte da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, foi lançado nesta sexta-feira (19), em Uberlândia, a Cartilha da Acessibilidade. O objetivo é orientar engenheiros, arquitetos e técnicos em construção civil sobre as normas para se construir com acessibilidade, seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para os portadores de qualquer necessidade especial. A iniciativa é da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria de Governo, e a Secretaria de Planejamento Urbano.
Foi lançada, também, a Multa Moral, que tem caráter educativo e será distribuída para os deficientes, para que seja afixado nos carros que estiverem estacionados em locais irregulares, com o intuito de alertar o motorista sobre a imprudência. “Buscamos humanizar as relações. Além de uma cidade acessível, é necessário que as pessoas cumpram a sua função, respeitando os locais destinados para deficientes e também idosos”, disse o superintendente José Leandro.
            Durante a cerimônia, na praça Tubal Vilela, Idari Alves da Silva, coordenador do Núcleo de Acessibilidade, da Secretaria de Planejamento Urbano, destacou os trabalhos já desenvolvidos em acessibilidade na cidade. “Ao longo de alguns anos Uberlândia recebeu prêmios de acessibilidade e essa cartilha é uma forma de ampliar e continuar cuidando das necessidades dos deficientes físicos da cidade”.
            Na praça houve apresentações artísticas, culturais, esportivas, feira de artesanato, gincana e depoimento de atletas paralímpicos. Entidades como Apae e Adevitrim puderam expor os trabalhos confeccionados, sendo uma forma de mostrar para as pessoas que não fazem parte do círculo das entidades. A academia Ritmo levou os alunos do projeto “Dançando com a vida”, com apresentação de Flamenco e outros ritmos.
            A semana acontece anualmente em Uberlândia, sempre no mês de setembro, e tem o objetivo de realizar ações de promoção aos direitos das pessoas com deficiência que vão desde a luta pela defesa até conquista de novos espaços rumo a inclusão social.


Joana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.