Espetáculo promove reflexões sobre jeito mineiro de viver
Minas Gerais é um estado que une tradicionalismo, observado em seu interior, e contemporaneidade, encontradas em cidades como a capital Belo Horizonte. Esta diversidade é o eixo central do espetáculo “Quando Efé” que a Cia. Fusion de Dança traz a Uberlândia neste sábado (8) para apresentação única no Teatro Municipal, às 20h. O espetáculo une a linguagem inovadora das danças urbanas, como o Hip Hop, com a história, os costumes, o tradicional e ao mesmo o moderno encontrados na “terra do pão de queijo”, promovendo reflexões sobre o modo como se vive no estado.
O título "Quando Efé" remete a uma linguagem observada nas conversas mineiras que significa “de repente” e o espetáculo faz justamente uma homenagem aos mineiros em suas culturas musical e religiosa, costumes e modo de falar e de agir. O antagonismo presente na intervenção artística serve para despertar no público várias reações uma vez que mistura danças urbanas, batidas eletrônicas, modas de viola, congado e tambores. Mas a obra transcende o simples e leva a questionamentos sobre questões como identidade, tradição, inovação, memória cultural e transculturalismo.
Com direção de Leandro Belilo, “Quando efé” conta com sete bailarinos. Integram o grupo o próprio Leandro, além de Victor Alves, Augusto Guerra, Jonatas Pitucho, Wallison Culu, Jefferson Siqueira e Walmor Calado. A trilha sonora é assinada pelo diretor e pelos irmãos Matheus e Isadora Rodrigues. O “set list” conta com a participação de Mestre Negoativo, da banda Berimbrown, e depoimentos de Reinaldo Martiniano Marques, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que orientou a pesquisa a montagem da apresentação.
História
A Cia. Fusion de Danças Urbanas começou em 2002 com simples reuniões de amigos que gostavam de dançar. O que era diversão ganhou importância e surgiram os interesses pelas pesquisas, os debates e as divulgações dos aspectos da dança de rua. O grupo se fortaleceu e se tornou uma companhia profissional que busca mostrar as danças urbanas de forma diferente.
O primeiro espetáculo, “Som”, foi apresentado em 2009 e questionou a forma como a música era tradicionalmente utilizada pelos praticantes de danças urbanas, dominados pela batida e pelo estilo que o Hip Hop impõe. “Matéria Prima” foi o segundo espetáculo estreado em 2012 e deu continuidade à reflexão iniciada no espetáculo anterior. A relação entre som e movimento foi aprofundada e questionou-se sobre a essência dessas artes. Em fevereiro de 2013, a Cia. Fusion estreou seu terceiro espetáculo, “Meráki”, voltado para a subjetividade de cada um e que promoveu diálogos entre dança, música e fotografia. “Quando Efé”, o quarto espetáculo do grupo, estreou em outubro deste ano na cidade de Ipatinga (MG) e imediatamente foi elogiado pela crítica e pelo público.
Serviço:
Espetáculo: “Quando Efé” – Cia. Fusion de Danças Urbanas
Onde: Teatro Municipal de Uberlândia – Avenida Rondon Pacheco, 7.070
Quando: 8 de novembro
Horário: 20h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.