sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Prefeitura inicia Pré-Conferências Municipais de Saúde

Prefeitura inicia Pré-Conferências Municipais de Saúde

A Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Municipal de Saúde realizam a partir deste sábado (28) as Pré-Conferências Municipais de Saúde, que são um espaço para discutir em cada setor sanitário da cidade as propostas a serem apresentadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer nos dias 12, 13 e 14 de junho.
As primeiras pré-conferências acontecerão no setor sanitário Sul, nos dias 28 de fevereiro, 07 de março e 25 de abril (sempre aos sábados). No dia 28, serão duas pré-conferências, uma no Parque São Gabriel e outra no bairro Granada, das 13h às 18h. Nas reuniões serão definidos os delegados do setor como representantes na Conferência Municipal. Os delegados serão eleitos por segmentos, respeitando a paridade estabelecida em lei (veja quadro abaixo). Ao todo, serão realizadas 18 pré-conferências, sendo 12 na zona urbana (três em cada setor sanitário: norte, sul, leste e oeste) e seis na zona rural.
Para o diretor de Gestão de Pessoas, Wellington Muniz, a participação popular é um elemento fundamental no processo de construção dos serviços de saúde. “Tudo parece muito teórico, mas na verdade, são dos debates entre a comunidade e gestores que surgem as diretrizes para a construção de novos modelos de atenção à saúde da população”, afirma.

Seminários preparatórios

Como preparação para as pré-conferências, foram realizados ao todo quatro seminários para apresentar e discutir a formatação das reuniões. Mais de mil participantes discutiram, ouviram e comentaram sobre os temas que serão abordados nos demais encontros que culminarão na conferência. Os participantes discutiram temas como “A importância das Conferências de Saúde para a construção do SUS” e “Qual o papel das unidades de saúde na mobilização para a Conferência e pré-conferências”.
Para o psicólogo Emiliano Teixeira, da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Brasília, os temas discutidos servem como direcionamento para um conhecimento maior sobre o SUS. “Nós discutimos e uma vez inseridos na engrenagem do sistema público de saúde, percebemos que temos por obrigação conhecer bem e defender o SUS e trabalhar para que suas diretrizes sejam integralmente assimiladas pela população”, relata.
O secretário de Saúde, Dario Passos, ressaltou a importância das discussões sobre a Conferência. “Este é um momento ímpar, no qual população e trabalhadores têm a oportunidade debater e discutir a saúde como um todo, além de discutir caminhos para soluções que atendam de maneira cada vez mais satisfatória e resolutiva as demandas da nossa população”, disse.

O Sistema Único de Saúde

Fruto de uma das deliberações da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, o Sistema Único de Saúde (SUS) é único sistema de saúde público do mundo a ser ofertado de maneira integral e universal em um país com mais de 100 milhões de habitantes. Esse dado não ressalta apenas a complexidade do sistema, como também a necessidade de se discutir os próximos passos a rumo à sua evolução. “Precisamos da participação da população em todos os momentos dessa discussão. A saúde tem muito a melhorar e é preciso que o usuário do SUS seja ouvido. Ele é o mais importante em todo esse trabalho”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Veridiano de Oliveira.

O que são as Conferências de Saúde

As conferências de saúde são instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional e que se reúnem de quatro em quatro anos tendo como finalidades institucionais “avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” (Lei n. 8.142/1990, art. 1.º).

Serviço:

O quê: Pré-conferências Municipais de Saúde
Quando: 28 de fevereiro

Locais:
Escola Estadual Irmã Odélcia Leão Carneiro
Rua Serra Acaraíma, 800, Parque São Gabriel

Escola Municipal Prof. Valdemar S. Oliveira
Rua Afonso Lourenço, 249, Granada

Horário: 13h às 18h

Número de delegados a ser definido em cada pré-conferência:

- Segmento Governo e Prestadores de Serviços – 03 delegados
- Trabalhadores da Saúde – 03 delegados
- Usuários do SUS – 06 delegados

Locais das pré-conferências e inscrições
http://7cmsu2015.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.