quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Terceira etapa de vacinação contra HPV começa segunda-feira


Terceira etapa de vacinação contra HPV começa segunda-feira

A Prefeitura de Uberlândia inicia na próxima segunda-feira (02) a terceira fase da vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV). Não se trata de uma campanha, mas de uma continuidade da implementação da vacina no calendário nacional, que começou em março de 2014.
Com a ampliação da faixa etária, além das adolescentes de 12 a 14 anos que tinham a vacina disponível, devem procurar os postos de saúde as meninas a partir dos nove anos. A Secretaria de Saúde tem como público alvo cerca de 12.000 meninas e a meta mínima é atingir 80% deste grupo, o que equivale a 9.600 adolescentes.
Mesmo as garotas de 12 e 13 anos, priorizadas no calendário de 2014, que por algum motivo deixaram de procurar as salas de vacina nas etapas anteriores, têm ainda uma nova oportunidade de iniciar o esquema vacinal. O Ministério da Saúde decidiu manter a oferta nesta faixa etária. Já a adolescente que iniciar o esquema vacinal na rede particular poderá continuar na rede pública desde que esteja dentro da idade preconizada.
As 70 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) incluindo a zona rural têm a vacina, de 8h às 17h. Nas unidades de saúde dos bairros Tocantins e Brasil a população pode optar pelo atendimento até 21h, no horário do trabalhador.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ângela Maria Menezes, explica que a adolescente só fica totalmente imunizada após receber todas as doses. “A vacina é injetável e será ministrada em três doses. A segunda dose será aplicada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a aplicação da primeira dose. Por isso é importante ter a carteira de vacinação em mãos e em dia”, disse.
A oferta da vacina contra HPV também foi estendida às mulheres de 14 a 26 anos de idade que convivem o vírus HIV. O acolhimento e a imunização deste público serão feitos no Ambulatório Herbert de Souza. A familiaridade destas pacientes com a equipe na unidade evita situações de constrangimento e auxilia a Secretaria de Saúde a monitorar a quantidade de casos da doença, em Uberlândia.

Ameaça

O HPV é um vírus sexualmente transmissível capaz de infectar pele ou mucosa. A infecção é uma das principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, que é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres e faz por ano aproximadamente 5,2 mil vítimas fatais. As estimativas em 2014 foram de 15,3 casos a cada 100 mil mulheres.
A vacina tem eficácia comprovada e previne 98,8% de casos de câncer de colo de útero. Na rede privada de saúde, o medicamento custa cerca de R$ 1 mil. O Ministério da Saúde disponibiliza pela internet uma página para que a população possa tirar dúvidas ligadas a Vacinação contra o HPV. O aceso pode ser feito pelo link: http://www.blog.saude.gov.br/j0mbcg .

Márley Naves
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.