sexta-feira, 12 de junho de 2015

Documentário sobre história do tear em Uberlândia será exibido no cinema

Documentário sobre história do tear em Uberlândia será exibido no cinema
           
Uberlândia tem enraizada em sua cultura a arte da fiação e tecelagem, que é mantida por meio do Centro de Tecelagem Fios do Cerrado. A história da atividade tecelã e a valorização do artesanato estão retratados no documentário “Tecendo Memórias”, que será exibido gratuitamente na sala 7 do Cinépolis, neste domingo (14), às 10h30.
A proposta é mostrar o ofício dos artesãos às novas gerações, diante do avanço das técnicas de produção de tecidos e vestuários. O resgate desse tipo de artesanato, implantado no Brasil Colônia, traz de volta as recordações dos tempos em que as tecelãs se reuniam, em mutirão, para fiar e tecer as peças oriundas da flor do algodão.
Com duração de 25 minutos, o documentário ‘Tecendo Memórias’, aprovado e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, é resultado de um projeto proposto pelo jornalista e produtor cultural Flávio Soares, com direção da cineasta Iara Magalhães e participação de uma grande equipe com diferentes profissionais ligados a comunicação, educação e produção técnica de áudio e vídeo.
Para o produtor cultural Flávio Soares, o mais importante de todo processo de pesquisa e produção para o desenvolvimento do filme foi que os tecelões foram estimulados a reviver memórias. “Isso possibilitou que eles se valorizassem enquanto pessoas multiplicadoras de um conhecimento que é próprio deles, ou seja, saberes que tiveram na vida, aprendendo a arte do tecer e do fiar com as mães, avós e com os mais velhos no próprio Centro de Tecelagem. Com o filme, essas histórias ficarão para sempre”, destaca o proponente do projeto.
Responsável pela direção do documentário, a cineasta Iara Helena Magalhães fala da sua expectativa quanto à reação do público. “Gostaria que as pessoas depois do filme dissessem: não vi o bastante para saber sobre as tecelãs e sobre a tecelagem, mas devo vê-lo em detalhe. O ver sabe melhor aproximar-se”, afirma.
Os 22 tecelões, personagens principais do filme, tiveram condições de se perceberem como pessoas transformadoras e agentes sociais que multiplicam a arte do tear, aprendida de geração em geração. O projeto teve como proposta um modelo de comunicação comunitária em que os próprios tecelões produzem e acompanham na prática todo o trabalho de construção do documentário.

Fios do Cerrado

O Fios do Cerrado é um projeto social, cultural e educacional que visa oferecer oportunidade de emprego aos tecelões e fiandeiras da terceira idade. Localizado no bairro Patrimônio, em uma área de 1.200 m², o Centro foi fundado em 1992. No ano passado, recebeu sua primeira grande requalificação e agora conta também com loja, academia ao ar livre e parque infantil. As obras, que iniciaram em dezembro de 2013, tiveram investimentos no valor de R$ 700 mil. 

Serviço:

Pré-estreia do documentário ‘Tecendo Memórias’
Data: 14 de junho (domingo)
Horário: 10h30
Local: Sala 7 do Cinépolis, no Center Shopping
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.