sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Com mais de meio século, Banda Municipal é referência por inovar em repertório

Com mais de meio século, Banda Municipal é referência por inovar em repertório
           
Quem imaginaria que a conhecida marcha imperial do filme Star Wars e o rock n roll do famoso “maluco beleza” Raul Seixas fizessem parte do repertório de uma Banda Municipal? Justamente por ter essa seleção eclética, de qualidade e que agrada quem assiste às apresentações, a Banda Municipal de Uberlândia é destaque e referência para diversos municípios do estado. Com 63 anos de existência, é um dos maiores patrimônios da cidade de Uberlândia.
Foi fundada no dia 1º de janeiro de 1952 pelo então prefeito Tubal Vilela da Silva. Desde que foi criada, se apresenta em solenidades, eventos, concertos e atende gratuitamente à comunidade em geral, na cidade e na região.
A Banda Municipal está presente no cotidiano da cidade, sendo vista com frequência nas mais diversas solenidades cívicas e culturais, especialmente as promovidas pelo Poder Público Municipal. O repertório conta com música erudita até temas de filmes, jazz, rock, samba, entre outros. No ano passado, fez mais de 250 apresentações sob a regência dos maestros Joheber Silva e Ricardo Carrijo, que gerenciam os trabalhos com os 57 músicos.
Além de marcar o ritmo certo e equilibrar a sonoridade dos instrumentos, os maestros ajudam a difundir a música clássica e popular entre os mais variados públicos.  A banda também é responsável por formar músicos para o mercado da região e tem uma trajetória marcada pela atuação de grandes profissionais da música.  
Há 12 anos a frente dos trabalhos, o maestro Ricardo Carrijo afirma que a Banda de Uberlândia sempre é ovacionada pelo público quando comparasse às apresentações de festivais de outras bandas. Segundo ele, o público espera sempre pelas tradicionais músicas de banda como a valsa, bolero e marchas militares, mas quando tocam o repertório repleto de clássicos como Guns N’ Roses, Iron Maiden, Black Sabbath, Zé Ramalho, entre outros, a reação é de encantamento. “Muitas pessoas imaginam que música de banda é composta apenas de composições clássicas e tradicionais, o conceito delas logo muda quando tocamos diversos estilos musicais e muitos até arriscam cantar grandes trilhas que foram sucesso”, afirmou.
O responsável pela mudança da escolha das composições do grupo foi o maestro Joheber, que está na banda há 32 anos. O dom musical foi adquirido pela influência do pai, que também foi maestro da Banda Municipal desde o final dos anos 70 até 1986.  Assim como o pai, Joheber continuou o legado e inovou com a mudança do repertório. “No Brasil temos bandas que têm o repertório bem parecido com o nosso, mas aqui na região e no estado somos referência. Inclusive alguns dos nossos músicos são contratados como freelancer para integrar algumas bandas de cidades vizinhas”, contou.

Projeto Banda Jovem

Atualmente, a banda comanda o projeto Banda Jovem, que teve início no final do primeiro semestre de 2013 e já formou três turmas de alunos. O programa oferta gratuitamente para crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, aulas de musicalização e de instrumentos de banda durante um ano. Como pré-requisito, os candidatos devem ser oriundos de escola pública. As aulas, que acontecem no período da tarde, são ministradas por 15 músicos da banda. Os instrumentos utilizados no projeto pertencem à própria Banda Municipal. Os alunos podem escolher entre instrumentos de sopro, percussão, metais e bateria.
A estudante Milena Aiyuni, de 13 anos, é flautista no Conservatório Estadual de Música de Uberlândia. Ela conta que o interesse em participar do projeto Banda Jovem veio pela vontade de aprender um segundo instrumento, o Oboé, que no momento não é ofertado no conservatório. “Aqui tenho a oportunidade de aprender de graça e ainda com excelentes professores”, ressaltou.
Para o próximo semestre haverá turma nova. Até o fim do mês de setembro as inscrições estão abertas para quem tiver interesse em participar do projeto. A inscrição é gratuita e deve ser feita na Casa da Banda, onde acontecem os ensaios.

Casa da Banda
Rua: Duque de Caxias, 1329, Bairro Saraiva
Telefone: (34) 3219-6644
Data e Horário: Segunda a quinta, das 14h às 18h.

Paula Maia
Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.