quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Uberlândia recebe a maior mostra de trabalhos de Robótica da America Latina

Uberlândia recebe a maior mostra de trabalhos de Robótica da America Latina

Promovidas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela RoboCup, as Conferências de Robótica de 2015 serão realizadas em Uberlândia até 1° de novembro. São mais de 2 mil participantes representando todos os estados brasileiros e de delegações da América Latina e Japão. As atividades acontecem na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e no Center Convention. O evento tem como objetivo expor e divulgar trabalhos na área de Robótica.  A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (28) no Center Convention.
Está é a 10º edição do evento e a segunda vez que a edição acontece em Minas Gerais, a primeira foi em São João del Rei e agora em Uberlândia. A programação contempla eventos internacionais e nacionais, como o Latin American Robotics Symposium (LARS) e o Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), que promovem o encontro entre pesquisadores e estudantes da América Latina para debates sobre a área de robótica, além da sexta edição do Workshop de Robótica Educacional (WRE), que discutirá o uso da robótica na educação, em seus aspectos técnicos e educacionais.
Outra atração das Conferências são as competições de robôs.  A Latin American Robotics Competition (LARC) e Competição Brasileira de Robótica (CBR), por exemplo, têm como objetivo disseminar a aplicação das pesquisas na área de robótica, assim como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que terá sua fase final realizada em Uberlândia, e a Mostra Nacional de Robótica (MNR) que conta com trabalhos de alunos do ensino fundamental a pesquisadores de pós-graduação. É considerada uma das maiores Olimpíadas de Robótica do Mundo. Os melhores classificados garantem vaga para participar da competição mundial que acontece em 2016 na Alemanha.
De acordo com Alexandre Simões, coordenador geral do evento, estão aqui no município os melhores estudantes de robótica do Brasil e do mundo. Uma oportunidade para incentivar a troca de experiências e valorizar o trabalho. “A robótica e a automação são áreas estratégicas para o país no caminho para o seu desenvolvimento. A robótica é uma das maiores áreas de pesquisa para essa e as próximas décadas”, disse.
Os participantes Manuel Velueta e Luiz Izaquiere vieram direto da Cidade do México para desembarcar em Uberlândia para a competição. A equipe deles é a atual campeã mexicana de Robótica. Em Uberlândia eles irão disputar na categoria corrida de robôs. Eles contaram que gostaram e se sentiram muito bem recebidos pelos cidadãos uberlandenses. Eles ficam até domingo e seguem para o Rio de Janeiro para aproveitar as praias brasileiras.
O prefeito Gilmar Machado parabenizou todos os envolvidos pela organização e convidou os participantes para conhecer a cidade. "Nós acreditamos que, de fato, devemos investir na tecnologia e na informação. Aqui o conhecimento está sendo ampliado e essa troca de experiências faz com que nosso país cresça ainda mais no setor da tecnologia", afirmou. 
"Uberlândia já tem uma tradição na robótica através do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, que inclusive completa 50 anos este ano. Esse é um evento inédito, aberto ao público e que movimentará tanto a economia como todos os envolvidos com esse setor tecnológico", contou Vitorino Alves, secretário de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia.

Mostra Nacional de Robótica

A Mostra Nacional de Robótica premia anualmente os melhores trabalhos virtuais e presenciais valorizando o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento. A mostra caracteriza-se ainda por sua linguagem abrangente e inclusiva, aceitando trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica para estimular as carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.