quinta-feira, 23 de junho de 2016

Política Nacional das PICS completa 10 anos com comemorações em Uberlândia


Política Nacional das PICS completa 10 anos com comemorações em Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia promove nesta quinta-feira (23) as atividades em comemoração aos 10 Anos da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). As ações serão na Praça Clarimundo Carneiro no formato de oficinas e informes, e atendimentos e vão até o sábado (25). Ainda neste mesmo dia, sábado, às 14h, tem o Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. No domingo (26), atividades diversas serão oferecidas no Parque do Sabiá.
As práticas integrativas complementares estão oficializadas na Portaria 971/06 do Ministério da Saúde, que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Os usuários da rede pública municipal de saúde de Uberlândia contam com acompanhamentos das PICS como Homeopatia, Acupuntura, Antroposofia e Auriculoterapia.
As práticas são oferecidas pelas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Brasil, Custódio Pereira e Patrimônio, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do Jardim Célia, Morumbi III, Tocantins e Alvorada, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Morumbi e Mansour, o Centro de Reabilitação (CER) e Centro de Reabilitação Municipal (CEREM).
Só nos cinco primeiros meses de 2016, cerca de 200 pessoas foram atendidas por mês na área de homeopatia e mais de 2800 atendimentos de acupuntura foram realizados. A especialidade de dança circular teve mais de 500 atendimentos este ano.
Pensando ainda em facilitar o acesso dos usuários a essas práticas, desde março a Prefeitura de Uberlândia também conta com o Centro de Referência das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, um espaço específico que oferece as terapias alternativas aos pacientes encaminhados por profissionais da rede municipal de saúde. São 09 profissionais atendendo de segunda à sexta, das 7h às 17 horas.
O Centro de Referência complementa o atendimento aos pacientes da rede municipal, oferecendo tratamentos utilizando homeopatia, musicoterapia, arteterapia, acupuntura, fitoterapia, reiki, antroposofia, meditação, auriculoterapia, massoterapia e danças populares. Desta forma, a Prefeitura de Uberlândia assume o compromisso de romper barreiras e unir vários segmentos da área da saúde em prol do bem-estar dos cidadãos. A expectativa da equipe da SMS é também produzir os próprios insumos fitoterápicos, como as plantas medicinais.
Os usuários podem obter mais informações no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, por meio do telefone (34) 3253-5445.


Programação
Local: Praça Clarimundo Carneiro
DIA 23/06 – Quinta-feira
13h às 17h – Atividades voltadas para os trabalhadores(as), com oficinas, atendimentos e informes

DIA 24/06 – Sexta-feira
9h às 17h – Oficinas, atendimentos e informes

DIA 25/06 – Sábado
9h – Amostra de plantas medicinais e distribuição de mudas
9h às 12h – Oficinas e atendimentos
14h às 17h – Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

DIA 26/06 – Domingo
Encerramento no Parque do Sabiá com atividades diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.