quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Segunda edição do NBB MKT Summit é realizada em São Paulo

Siga-nos ...  Siga-nos ...  Siga-nos ...  Siga-nos ...   Terça-feira, 20 de Setembro de 2016
Segunda edição do NBB MKT Summit é realizada em São Paulo
Em outra ação conjunta com a NBA, LNB promove evento voltado para o mercado publicitário pelo segundo ano consecutivo; executivos da liga norte-americana marcam presença
A segunda edição do NBB Marketing Summit foi um sucesso. Na manhã desta terça-feira, no Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo (SP), a Liga Nacional de Basquete (LNB) apresentou, em ação conjunta com a NBA, o trabalho que vem realizando dentro do basquete nacional para mais de 400 pessoas, dentre eles profissionais do marketing de empresas e agências convidadas, além de diretores e técnicos de clubes filiados à entidade.

O evento foi composto por seis palestras. A principal delas foi ministrada pelo norte-americano Emilio Collins, vice-presidente executivo de parcerias globais da NBA, que falou sobre as possibilidades comerciais que a NBA e o basquete podem trazer. Durante sua apresentação, o executivo mostrou os expressivos que a liga norte-americana alcançou na última temporada fora das quatro linhas, com direito a diversas quebras de recordes, entre elas a do maior número de espectadores nas arenas e também a maior audiência da história da competição na TV.

"O basquete é um esporte que pode ser jogado por garotos ou homens, por mulheres, por idosos. Pode ser jogado desde o um contra um até o cinco contra cinco. Acho que é isso que o torna mágico. É um esporte que ensina a ter disciplina, respeito e dedicação. E um evento como este é muito importante para se mostrar o valor emocional que o basquete tem", declarou Emilio Collins, que completou:

"O crescimento do basquete no âmbito comercial nos últimos dez anos no Brasil é notório, e muitos investimentos têm sido feitos. O Brasil vive um ótimo momento no basquete, com nove atletas na NBA e um campeonato nacional muito bem estruturado. Então não há momento melhor para termos essa conversa que o NBB MKT Summit proporcionou", concluiu Emilio Collins.

Junto deles, a francesa Marie Sornin, head de desenvolvimento internacional e parcerias de conteúdo do Twitter, veio para dizer qual é o tamanho do impacto que o basquete vem trazendo na rede social e quão proveitoso isto é para a comunicação da modalidade. José Colagrossi, diretor executivo do Ibope REPUCOM, mostrou, através de diversas pesquisas, os números que o NBB CAIXA e o basquete estão alcançando no Brasil.

"O Twitter é uma plataforma fantástica para empresas e marcas terem contato direto e geraram engajamento com o público. O que as ligas esportivas têm que fazer é consolidar suas marcas e sempre respeitar e conversar com os fãs, e entender que eles criam um legado muito importante para a consolidação da marca através da rede social", disse Marie Sornin.

Gerente de Marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB), Alvaro Cotta abriu o evento mostrando o trabalho que a Liga Nacional de Basquete vem fazendo fora das quadras, na área de comunicação e marketing, e os resultados que vêm sendo conquistados, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Outro a discursar foi Arnon de Mello, vice-presidente da NBA na América Latina que mostrou os resultados da NBA House, ação realizada com muito sucesso pela liga norte-americana durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Entre as atuações dos palestrantes, o grupo circense Universo Casuo fez apresentações de entretenimento e retratou muito bem o tema principal desta edição do NBB Marketing Summit: a magia do basquete. Durante a palestra de Alvaro Cotta, inclusive, por diversas vezes foram exibidas situações em que a "magia" do basquete transformou vidas.

"Esse evento chancela todo o trabalho feito pela LNB, seja na organização ou no quesito credibilidade. Agora estamos planejando os próximos dez anos e esse evento é peça-chave nisso. Aqui podemos angariar nossos futuros parceiros e patrocinadores. O basquete é um esporte único e a cada 24 segundos você tem uma nova emoção. A magia é toda essa emoção que todos sentem, seja o jogador, o técnico, o time, o torcedor ou o patrocinador", declarou o vice-presidente da LNB, João Fernando Rossi.

O NBB MKT Summit aconteceu pelo segundo ano consecutivo. Na edição anterior, também realizada em São Paulo (SP), o evento causou impacto em questão de inovação na área de marketing e reforçou ainda mais a força da parceria entre LNB e NBA. Firmada em 2014, a aliança tem como objetivo aumentar a popularidade do basquete no Brasil, através de um planejamento estratégico de marketing, que visa valorizar o produto basquete.

Exclusiva para os times, segunda parte conta com palestra de executivo da NBA

O NBB Marketing Summit 2016 não acabou após a pausa para o almoço. No período da tarde, Brendan Donohue, vice-presidente sênior do TMBO (Team Marketing & Business Operations) da NBA fez uma apresentação exclusiva para os representantes dos times afiliados à LNB (Liga Nacional de Basquete).

Criado em 1999, o TMBO é responsável por organizar todo o trabalho extra-quadra das equipes da NBA, D-League (Liga de Desenvolvimento da NBA) e WNBA. Dentro deste departamento, que conta com 35 profissionais, a liga norte-americana supervisiona e sugere novas práticas aos times, seja no âmbito do marketing, na venda de ingressos ou em ações durante as partidas.

Durante sua apresentação, Brendan falou sobre a execução da rotina diária do TMBO e mostrou boas práticas dos times da NBA aos representantes dos clubes brasileiros. Segundo o norte-americano, o compartilhamento das ações executadas pelas franquias é um dos motivos que faz com que as equipes e, consequentemente, a liga norte-americana cresçam cada vez mais. 

"Nosso objetivo é proporcionar grandes experiências a quem vai assistir aos jogos. Famílias vão aos jogos, empresas comparecem, todos gastam seu dinheiro em cima do nosso produto. Por isso queremos que essa seja uma experiência maravilhosa a todos. É assim que conseguimos nossos parceiros e a NBA cresce como um todo", disse Brendan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.