sábado, 22 de outubro de 2016

Mostra “Brincando e Aprendendo” atrai dezenas de crianças

   Mostra “Brincando e Aprendendo” atrai dezenas de crianças

O primeiro dia da mostra “Brincando e Aprendendo”, atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em Uberlândia até o dia 22 de outubro, reuniu na manhã desta quinta-feira (20) cerca de 300 alunos de nove escolas da rede municipal e estadual de ensino, no Parque Municipal Gávea. No período da tarde, outros 300 também de nove escolas eram esperados no evento, que tem como finalidade despertar na criança e no adolescente o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.
O evento, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil, está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia (SMGECT), Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e Secretaria Municipal de Educação. A mostra “Brincando e Aprendendo” é uma das principais atividades da Semana e tem como público alvo a clientela escolar.
Pela manhã, os alunos foram recebidos pelo secretário municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Vitorino Alves da Silva, e pela diretora do Museu Dica, professora Sílvia Martins, e por representantes do IFTM e da Secretaria de Educação. Esta é a 13ª vez que a Semana é realizada em Uberlândia e a sexta vez que é realizada a atividade, com o objetivo de reunir, num só espaço, diversas ações interativas de ciência e arte, aliada com a tecnologia. O tema deste ano é: “Ciência Alimentando o Brasil”.
Os equipamentos que permitem ao ser humano entender como é gerada a energia elétrica e outros que a criança brincasse e aprendesse, chamaram a atenção dos escolares. “É muito interessante. Eu nunca tinha participado (da mostra). É muito legal”, disse Lucas Ribeiro Machado, 15 anos, da Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhoa, no bairro Santa Mônica. “Eu já havia participado de uma na UFU e gostei muito”, contou Ana Clara Tomé, 14 anos, da mesma escola, enquanto ela e o colega ouviam explicações dos monitores sobre a geração de energia elétrica.
Os professores Margareth Aparecida Valença Marques, Tiago Finzi, Débora Maria Rodrigues Vieira, Priscil Soares Rongeli e Lorrayne Rodrigues acompanharam os alunos. Sobre a importância do evento para os alunos, Margareth informou que todos os anos a escola se faz presente. “É uma boa oportunidade para que os alunos possam associar a prática e o conceito porque eles já começaram a estudar um pouco de Física”, disse.
 O monitor Pedro Henrique Lima e Silva, acadêmico de Física na Universidade Federal de Uberlândia, salientou que os alunos estão gostando muito da mostra. Ele cuida de um experimento de energia, que atraiu um número grande de estudantes.
A programação vai até este sábado (22) das 9h às 14h. O Parque Municipal Gávea fica na rua dos Vinhedos, 555, no bairro Gávea.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (34) 3239-2428 ou (34) 3239-2513 ou na própria Secretaria, e ou, ainda, através do site do Museu Dica: http://www.dica.ufu.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.