terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Obras recupera pista de ônibus da avenida João Pinheiro a partir desta quarta

Obras recupera pista de ônibus da avenida João Pinheiro a partir desta quarta
Intervenção será necessária para garantir a segurança dos usuários do transporte público

 
                                                                                                                                                   Foto:Marco Crepaldi /SecomPMU

 A Secretaria Municipal de Obras inicia, nesta quarta-feira (1º de fevereiro), um processo de fresagem (raspagem) e recapeamento da faixa exclusiva de circulação de ônibus da avenida João Pinheiro, no Centro de Uberlândia. O trabalho será realizado em caráter emergencial, uma vez que a pista apresenta ondulações que têm colocado em risco a segurança do transporte público. O trecho a ser recuperado tem 1 km de extensão e está localizado entre a avenida João Pessoa e a rua Teixeira Santana. A expectativa é que o serviço seja finalizado em até dez dias úteis.

Para amenizar o incômodo do serviço à população e garantir a normalidade do trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) atuará no local para controlar o fluxo de veículos até o fim da recuperação. Com isto, está programado o isolamento específico da faixa de ônibus, diariamente, das 8h às 17h. Já as outras duas pistas de livre circulação da via continuarão liberadas para tráfego. Sinalizações serão colocadas ao longo do trecho para orientar os motoristas, bem como agentes de trânsito acompanharão as movimentações. Não será necessário criar desvios para a execução da obra.

Maior durabilidade

A escolha pelo processo de fresagem e recapeamento foi feita devido ao estado avançado de depreciação da pista. De acordo com o secretario municipal de Obras, Norberto Nunes, trata-se de uma opção que garantirá maior durabilidade do serviço executado. Pelo processo de fresagem, por exemplo, até 300 toneladas de massa asfáltica podem ser utilizadas, garantindo a qualidade da faixa por pelo menos dez anos subseqüentes.

Caso fosse feita a opção de recuperação do trecho dentro da operação tapa-buraco, seriam necessárias cerca de 200 toneladas para um serviço cuja durabilidade poderia não passar de um ano. O investimento no serviço será de R$ 130 mil, recurso já disponível para este fim no orçamento da secretaria. “Ao fim da recuperação, vamos trazer mais conforto, sobretudo, aos usuários do transporte público na cidade”, disse Nunes.

Entenda
O quê: fresagem e recapeamento da faixa de ônibus da avenida João Pinheiro
Quando: a partir desta quarta-feira (1º de fevereiro de 2017)
Duração: dez dias úteis
Necessidade: recomposição de pista ondulada que causa risco ao trânsito do Centro
Dimensão: 300 toneladas de massa asfáltica para recuperar 1 km de pista
Precauções: Sinalização e controle do tráfego de veículos pela Settran


Fernando Boente
(34)3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.