sábado, 18 de fevereiro de 2017

Programa DST/Aids realiza ações de orientação antes do Carnaval

Programa DST/Aids realiza ações de orientação antes do Carnaval
Atividades acontecem de 20 a 24 de fevereiro em vários locais de Uberlândia

Os profissionais da saúde do Ambulatório Municipal de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza (DST/Aids) vão começar, a partir de segunda-feira (20), as atividades de orientação e conscientização à população durante os dias que antecedem as festas de Carnaval.  As ações neste ano acontecem de 20 a 24 de fevereiro em empresas, postos de combustíveis, escolas, casas de ponto de encontro e na Rodoviária de Uberlândia.

 Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, além da entrega de preservativos e do teste rápido, que será feito em alguns locais, também serão realizadas palestras de orientação e conscientização sobre a importância da prevenção. “O carnaval é um período de festa e diversão. As pessoas estão mais abertas para conhecer outras e é importante que neste momento a população não se descuide. Porque, além do HIV, existem outras doenças que são transmitidas quando não ocorre o sexo com proteção, como a sífilis que tem aumentado nos últimos anos, principalmente nas gestantes”, comentou Cláudia.

O ambulatório Herbert de Souza notificou nos últimos dois anos 202 casos de sífilis em gestantes. Destes, 200 foram confirmados. Em relação ao HIV/Aids foram 1.181 novos casos no mesmo período. Referência no tratamento das DSTs, o ambulatório oferece atendimento multidisciplinar para portadores de HIV, hepatites B e C e doenças sexualmente transmissíveis.

 Além do atendimento, também é oferecido o teste rápido, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue. O exame é gratuito, sigiloso e pode ser feito durante todo o horário de expediente do ambulatório (7h às 12h e 13h às 16h30), que fica na rua Avelino Jorge Nascimento, 15, bairro Roosevelt. Não é necessário agendar o exame. Basta comparecer ao local e apresentar a Carteira de Identidade.

16/02/2017
Hismênia Keller
hismenia@uberlandia.mg.gov.br
(34)3239-2684

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.