domingo, 2 de abril de 2017

População elogia trabalho desenvolvido por equipes da Prefeitura de Uberlândia

Em dois dias de trabalho, 2ª etapa do Cidade Limpa retira 792 toneladas de resíduos das ruas
 População elogia trabalho desenvolvido por equipes da Prefeitura de Uberlândia

 Equipes fazem capina e roçagem no bairro Prosperidade Foto: Cleiton Borges/SecomPMU


Nos primeiros dois dias da segunda fase, o Mutirão Cidade Limpa já retirou 792 toneladas de resíduos das ruas de Uberlândia. Desse total, 578 toneladas são de entulhos e 214 toneladas de massa verde. Além disso, 140 bueiros e bocas de lobo foram limpos. Novidade nesta etapa da força-tarefa, os veículos Cata-Treco recolheram o volume equivalente a cinco caminhões. Inicialmente, a concentração da força-tarefa é nos bairros Dom Almir, São Francisco, Celebridade, Prosperidade, Zaire Resende e Joana D’arc. Só que paralelamente, os serviços realizados permanentemente pela prefeitura são mantidos normalmente em toda a cidade.

            A intenção da administração municipal, nesse momento, é voltar aos bairros e reforçar o trabalho já executado. Assim como na primeira fase, é feita a limpeza, reforço na sinalização vertical, reparos com massa asfáltica nas ruas, retirada de entulhos, limpeza de bueiros e bocas de lobo, bem como capina e roçagem de canteiros centrais, praças e lotes vagos abertos. Além disso, com o reforço dos caminhões do Dmae, o programa Cata-treco recolherá objetos que os moradores não utilizam para dar a destinação correta.

“Queremos melhorar a conscientização junto à população para que tenhamos ajuda e possamos manter nossa cidade limpa. Além de evitar mau cheiro e animais peçonhentos, nossa atenção está voltada para evitar criadouros do Aedes aegypti transmissor dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.

            No total, desde o início do Mutirão Cidade Limpa em janeiro, a Prefeitura recolheu 16.498 toneladas de resíduos, dos quais 12.804 toneladas são de entulhos e 3.694 de massa verde. Foram limpos 3.530 bueiros e bocas de lobo. O mutirão reúne as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Trânsito e Transporte, Saúde e Obras, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em prol de uma Uberlândia melhor, mais limpa e organizada.

Cata-treco

Uma novidade nesta segunda etapa do Mutirão Cidade Limpa é que carros de som percorrerão os bairrosorientando os moradores a tirar os objetos não utilizados e que estão jogados no quintal e colocá-los nas calçadas em horários pré-determinados. Os materiais serão recolhidos pelo caminhões do programa Cata-treco e terão a destinação adequada.

A comerciante Maria dos Anjos Queiroz ouviu o recado e está providenciando o descarte das garrafas e outros itens que estão no quintal. “Não tinha tirado ainda porque não sabia pra onde levar. Mas tenho o cuidado de manter as garrafas sempre deitadas para não acumular água. Muito bom essa iniciativa da prefeitura de nos ajudar a retirar esses materiais de casa”, disse.
Comerciante vai retirar materiais do quintal Foto: Cleiton Borges/SecomPMU

Pneus

            Outro apoio extra no combate ao Aedes aegypti nesta segunda etapa da força-tarefa é o recolhimento de pneus por parte da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para a destinação correta. A doméstica Rosilda Ramos da Cruz elogiou a iniciativa. “Já é a segunda vez que a prefeitura vem limpar aqui recentemente. O canteiro [da avenida Solidariedade, bairro Prosperidade] estava cheio de pneus e levaram tudo. Achei ótimo. É menos foco do mosquito e a gente corre menos risco de adoecer.”

 
Cata-treco recolhe objetos que população não utiliza mais Foto: Cleiton Borges/SecomPMU

30/03/2017
Daniela Nogueira
(34) 3239-2684 / 2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.