sábado, 24 de fevereiro de 2018

Verificação do cartão de vacina na zona rural continua neste fim de semana

Verificação do cartão de vacina na zona rural continua neste fim de semana
Equipes vão vistoriar toda a região para certificar que população está vacinada

                                                                                                                                        Marco Crepaldi - Secom PMU

O Programa Municipal de Imunização continua, neste fim de semana (24 e 25), a averiguação do cartão de vacina dos moradores da zona rural. Por ser uma área próxima às matas e beira de rios - ambiente propício para procriação dos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, transmissores da febre amarela silvestre – é preciso que a atenção seja redobrada e que seja certificado que toda a população desta região está protegida contra a febre amarela.

O trabalho começou, no último fim de semana, quando as seis equipes percorreram cerca de 2 mil quilômetros. Nas propriedades visitadas, 423 pessoas estavam com o cartão em dia e outras 241, na faixa de 20 a 49 anos, precisaram vacinar.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, ainda existem pessoas que não tomaram a vacina e, por isso, foi adotada a estratégia de varredura na zona rural. “No ano passado, percorremos cerca de 10 mil quilômetros no intuito de vacinar esta comunidade. Agora, queremos verificar quem não garantiu a dose, uma vez que a região conta com pessoas que trabalham durante o dia e só retornar para as fazendas à noite”, disse.  A estimativa da coordenadora é de que os trabalhos terminem no dia 7 de abril.

Vacine-se

A medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação. Desde 2017, a Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando as medidas estratégicas de bloqueio e combate ao mosquito transmissor da doença na zona urbana, além de promover a sensibilização na zona rural e a imunização de toda a comunidade. Um trabalho permanente que fez com que a cidade alcançasse 90% da cobertura vacinal e nenhum registro de casos relacionados à febre amarela.

            Para a cobertura vacinal chegar aos 95% - índice recomendado pelo Ministério da Saúde -, a população precisa se vacinar. Essa é a orientação da coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira. “Minas Gerais é uma área endêmica. Então, a população precisa ficar atenta e, sobretudo, imunizada. Por isso, nosso trabalho não para. Estamos realizando a busca ativa para 
ter um número maior de pessoas vacinadas”, frisou.

Trabalho em parceria

            Além da atualização do cartão de vacina dos cidadãos, ações em empresas e também nos presídios são realizadas. Palestras nas unidades de saúde e em eventos, bem como outras iniciativas de prevenção e combate, integram as atividades executadas em Uberlândia.

            Como a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também participam do trabalho ao realizar o recolhimento de pneus, visitas em domicílios para aplicação de inseticida, ação de bloqueio, bem como orientação sobre a eliminação dos criadouros.

Dose única

            Desde abril de 2017, o Ministério da Saúde passou a adotar a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação. Quem já recebeu pelo menos uma dose da vacina é considerado imune para o resto da vida, não necessitando de doses adicionais e/ou dose de reforço.

            “Estamos seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Pessoas com idade entre nove meses e até 59 anos de idade que não receberam nenhuma dose devem garantir a imunização. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacina. Aquelas acima de 60 anos que não tomaram, precisam, antes de receber a vacina, de uma avaliação da equipe da sala de vacina para ver se não há nenhuma contra-indicação”, finalizou a coordenadora.

23/02/2018
Hismênia Keller
34.3239-2684

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.