quarta-feira, 9 de maio de 2018

Dia D da vacinação contra vírus Influenza é neste sábado (12)

Dia D da vacinação contra vírus Influenza é neste sábado (12)

Secretaria de Saúde reforça importância da imunização em crianças menores de cinco anos de idade, gestantes e mulheres em fase de pós-parto

 

                                                                                              
 Foto: Valter de Paula/SecomPMU

Para aumentar a cobertura vacinal contra o vírus influenza, a comunidade poderá atualizar o cartão de vacina neste sábado (12).  As 70 salas de vacina da rede municipal de saúde estarão abertas, exclusivamente das 8h às 17h, para o Dia D de vacinação.  Crianças menores de cinco anos, gestantes e mulheres em fase de pós-parto, além de idosos (a partir de 60 anos), professores, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades podem se imunizar.

Intensificando a iniciativa

Do que havia sido planejado pelo Programa Municipal de Imunização, cerca de seis mil crianças receberam a dose. “É por esse motivo que a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do trabalho junto aos pais e responsáveis e os orienta a levar os pequenos às unidades de saúde ainda neste mês. Eles também são vulneráveis ao influenza e podem desenvolver alguma complicação em decorrência do vírus”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.
Gestantes puérperas (mulheres em fase de pós-parto) também devem procurar as unidades para se imunizar. “A vacina protege tanto a mãe quanto o filho. Na gravidez, a gestante tem uma baixa imunidade, então ela está mais propensa a contrair o vírus. Quando toma a vacina, passa anticorpos para o bebê ainda na barriga. A criança vai nascer já com uma imunidade, que é chamada de passiva”, explicou Cláubia Oliveira.

Em duas semanas de vacinação em Uberlândia, aproximadamente 50 mil doses foram aplicadas. Destes,29 mil idosos já estão protegidos contra os três tipos de InfluenzaA (H1N1); A (H3N2) e B. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza começou no último dia 23 de abril e encerra no dia 1º de junho.

Vacinação em Uberlândia


Para continuar garantindo que toda a população tenha acesso à vacina que protege contra o vírus influenza,a Secretaria Municipal de Saúde permanece com vacinação nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs)dos bairros Martins, Tibery, Planalto, Pampulha, Luizote e Roosevelt até sexta-feira (11).

A medida foi adotada para que seja possível direcionar as doses de maneira equilibrada em todas as regiões da cidade e, conseqüentemente, a população seja melhor atendida. Assim que as remessas restantes forem entregues, a distribuição voltará a ser realizada em todas as salas de vacinação.

Influenza

influenzaéumainfecçãoviralagudaqueafetaosistemarespiratóriodelevadatransmissibilidadee distribuiçãoglobal,com tendênciaa sedisseminarfacilmente em epidemias sazonais. A imunização dos grupos prioritários é para evitar ascomplicaçõesdecorrentesdasinfecções causadas pelvírus da Influenza. Os principais sintomas são febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre mais forte talvez seja o sintoma mais característico e dura em torno de três dias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratóriasdapessoacontaminadaaofalar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, queapós contatocom supercies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso diretoà boca, aosolhos e ao nariz. Por isso, é importante adotar os seguintes cuidados:

- Lavar as mãos com frequência;
Ventilar os ambientes;
- Evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca;
Quando tossir, tapar a boca com o antebraço e não com as mãos.


Saiba quem pode participar da Campanha Nacional deVacinação Contra a Influenza:











até 1º de junho

Grupo prioritário

- Idosos a partir dos 60 anos;
- *Crianças de 6 meses a menores de cinco anos
- Pessoas com comorbidades;
- Gestantes;
- Mulheres pós-parto até 45 dias;

- Professores;
- Profissionais da saúde;

Documentos necessários para receber a dose: além do documento pessoal e cartão de vacina, é necessário:

-Gestantes: cartão da gestante;
-Pós-parto até 45 dias: documento que comprove a gestação (cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho);
-Professores e profissionais da saúde (documento que comprove vínculo profissional)




Locais de vacinação

- UBSF e UBS (7h30 às 16h30)
- UAIs (8h às 20h) *exceto São Jorge e
 Morumbi


Meta

  Vacinar, no mínimo, 90% dos grupos  elegíveis para a vacinação



Contraindicações

Pessoas com alergia comprovada a ovo e seus derivados não devem receber a vacina.

Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientação específica do próprio médico.





09/05/2018
Hismênia Keller
hismenia@uberlandia.mg.gov.br
34.3239-2684


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.