segunda-feira, 14 de maio de 2018

Passado, presente e futuro serão abordados na Semana Nacional de Museus em Uberlândia

Passado, presente e futuro serão abordados na Semana Nacional de Museus em Uberlândia
Evento será aberto nesta segunda-feira (14), com entrada gratuita

Servidores empenhados em realizar os últimos ajustes para as atividades da Semana Nacional dos Museus -  Araípedes Luz - Secom/PMU

            Caminhões, equipamentos de som e iluminação e pessoas empenhadas em fazer um bom trabalho compõem o cenário do Museu Municipal e da praça Clarimundo Carneiro, que estão sendo preparados para a abertura da 16ª Semana Nacional dos Museus. Nesta segunda-feira (14), a partir das 19h30, os dois espaços serão palcos de várias atrações, como exposições, desfiles, lançamentos e apresentações artísticas, cujo tema éMuseus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Na abertura, o público poderá ainda se deliciar com quitutes da edição especial da Feira Gastronômica.

A Semana é uma comemoração nacional estimulada pelo Instituto Brasileiro de Museus. “Queremos mostrar que os museus são mantidos principalmente com materiais do passado, expostos no presente, mas nos fazendo pensar no futuro”, disse Thaís Tormin, as expectativas são as melhores possíveis.

Na abertura haverá um desfile concebido e protagonizado por alunos do curso de Moda, da Esamc Uberlândia, parceira da iniciativa. Quem comparecer poderá também assistir às apresentações da Banda Municipal, Daniela Borela e Naldo Luiz.


Passado, presente e futuro se fundem

O passado será representado na exposição Comunicação e Objetos Cotidianos: linhas que aproximam mundos. A montagem oferecerá ao público a história da comunicação por meio de objetos antigos, como máquinas de escrever, cartas e canetas antigas. A coleção é composta por peças do acervo do museu que, até então, não haviam sido disponibilizadas em uma mostra.


O futuro será projetado na exposição onde o público irá se interagir com ferramentas tecnológicas. Por meio do recurso QR Code de aparelhos smartphones, o visitante contemplará os objetos e terá acesso às informações da coletânea em tempo real. Outro atrativo é o totem de viagem virtual que será inaugurado e disponibilizará uma cartilha sobre curiosidades e características de cada sala do Museu.

Para Thaís Tormin, ao aliar história e tecnologia, Uberlândia segue a tendência dos principais centros mundiais de arte e cultura. “Estamos em um tempo de novas abordagens e novos públicos. Por isso, temos pensado em alternativas para deixar o nosso Museu cada vez mais dinâmico e atrativo a todos”, ressaltou.

Lançamento

Na quarta-feira (16), às 19h, o Museu sediará o lançamento da Revista AUP, produzida por alunos do curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, da Unitri – Centro Universitário do Triângulo. O evento será marcado pela apresentação musical de Du Fagundes.

Prestigie!

O quê: 16ª Semana Nacional de Museus
Atrações: abertura de nova exposição, inauguração de ferramentas tecnológicas, desfile e apresentações musicais.
Onde: Museu Municipal e Praça Clarimundo Carneiro
Quando: segunda-feira (14), às 19h30, e quarta-feira (16), às 19h
Entrada gratuita

14/05/2018
Renato Faria e Marden Rangel
3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.