sexta-feira, 1 de junho de 2018

Ferub intensifica distribuição gratuita de mudas a produtores rurais

Ferub intensifica distribuição gratuita de mudas a produtores rurais
Espécies nativas e frutíferas podem ser retiradas gratuitamente na Fazenda Buriti

 
Araípedes Luz – Secom / PMU
           
            A Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) intensificou a produção e doação de mudas nativas. Com isso, os produtores podem retirar, gratuitamente, inúmeras variedades de mudas para plantio. O trabalho é feito no Centro Tecnológico de Educação Rural (Ceter) na Fazenda Buriti. A iniciativa busca preservar espécies nativas, recuperar áreas degradadas e melhorar a qualidade de vida.

            Mais de mil mudas estão prontas para o plantio e outras três mil estão em fase de desenvolvimento. “Nós temos um projeto social de doação de mudas para os pequenos produtores e em 2018 iremos entregar mil mudas a mais que no ano passado. O nosso foco é na produção de espécies nativas como ipêjacarandá e frutíferas como graviolatamarindo e jenipapo,” revelou Mayer Andrade, engenheiro agrônomo e assessor da Ferub.
           
            “A maioria dos produtores nos procuram com a preocupação de preservar as espécies. Tem aqueles também que querem fazer a recuperação das nascentes ou o plantio de novas espécies na Área de Preservação Permanente (APP)”, salientou o assessor. Para ampliar o número de áreas alcançadas, cada produtor pode retirar, no máximo,dez mudas.

Recolhimento de sementes

            Outra frente de trabalho da equipe é o recolhimento de sementes. “O produtor pode entrar em contato e nós vamos à propriedade recolher as sementese, posteriormente, semeá-las. Trabalhamos apenas com espécies nativas porquea chance de sucesso é maior,já que elas são adaptadas às características do solo e do clima”, explicou o biólogo José Rodrigues.

Novas mudas

            Em março deste ano a equipe utilizou uma nova técnica de germinação para produzir pequi. “A técnica deu certo e acredito que daqui a seis meses, quando a muda atingir 40 centímetros, nós já vamos começar a distribuição”, contou o biólogo. O próximo passo é produzir macaúba e buriti.

As mudas podem ser retiradas de segunda a sexta, das 8h às 16h na Fazenda Buriti, localizada no km 63 da BR-050. Para maiores informações, os interessados podem mandar email para ferub@uberlandia.mg.gov.brou ligar no (34) 3234-1363

01/06/18
Ellen Melo
(34) 3239 2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.