terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Prefeitura reforça importância da prevenção e cuidados com a hanseníase

Prefeitura reforça importância da prevenção e cuidados com a hanseníase
Durante toda a semana as unidades de saúde divulgam informações sobre sintomas da doença, bem como tratamento e cura

           
Divulgação

            Manchas dormentes de cor esbranquiçada, avermelhada ou parda são um dos principais sintomas da hanseníase - doença crônica e transmissível que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. Para divulgar a importância dos sinais e sintomas ainda no início, bem como tratamento e cura, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica os trabalhos com a comunidade em alusão ao Janeiro Roxo, marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase (27).

               As divulgações acontecem de 21 a 25 de janeiro em todas as unidades de saúde da rede por meio de palestras nas salas de espera e de blitzen educativas. “O intuito de toda a equipe da saúde é reforçar com a população que é preciso ficar atento aos sinais e sintomas e incentivar a procura precoce pelos serviços de saúde. A doença tem tratamento e cura”, pontuou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.   

            O fechamento da semana acontece na sexta-feira (25), das 14h às 16h, com uma blitz educativa com as equipes das UBSFs São Gabriel, Campo Alegre e São Jorge IV. Também será exibido um filme educativo 
sobre sinais e sintomas nos terminais de ônibus (Central/ Umuarama/ Santa Luzia/ Planalto/ Industrial e Novo Mundo).

Sobre a doença

A hanseníase é causada por um parasita (Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen) que ataca a pele e os nervos em volta da área afetada. É infecto-contagiosa e se manifesta principalmente por meio de lesões na face, mãos, braços, pernas, costas e pés. Dor, sensibilidade, aparecimento de manchas brancas e vermelhas, dormência e perda de força nos músculos são alguns dos seus principais sintomas.

Ainda que o tempo de multiplicação do bacilo seja lento (em média de 11 a 16 dias), o parasita pode permanecer no organismo humano de 2 a 7 anos. É transmitido por via respiratória (espirro e tosse), especialmente por meio do convívio íntimo e prolongado.

Sinais e sintomas:

- Áreas na pele que ficam secas, sem pelo, sem suor e com perda de sensibilidade;

- Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, e caroços na pele;


- Dormência e/ou formigamento, que podem ser percebidos como coceiras, ardência, em qualquer parte do corpo, principalmente em pés e mãos;


- Dor nos nervos responsáveis pela sensibilidade e a força nos braços e pernas
;


 O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença. Se não tratada, a enfermidade pode provocar incapacidades físicas que podem evoluir para deformidades nos pés, olhos e mãos. O tratamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde da rede pública.


21/01/2019
(34) 3239-2684

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.