segunda-feira, 25 de março de 2019

Saldo de empregos no 1º bimestre é o melhor desde 2015

Saldo de empregos no 1º bimestre é o melhor desde 2015
Número de postos de trabalho mantidos no período aumentou em mais de 1 mil vagas em relação a 2018, quando a cidade avançou em sua recuperação econômica

                Pelo segundo mês consecutivo, Uberlândia registrou saldo positivo na geração de emprego. Dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na tarde desta segunda-feira (25) pelo Ministério da Economia, mostram que a cidade manteve, entre admissões e demissões, 1.104 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2015. Somado a janeiro, quando o saldo foi de 397 postos, os números resultaram no melhor 1º bimestre para o setor desde 2015.

            Nos dois primeiros meses deste ano, segundo o Caged, o saldo de carteiras assinadas ficou em 1.539. O resultado do bimestre também cresceu mais de 1 mil vagas em relação a 2018, quando o saldo foi de 122 postos e o mercado de trabalho começava a se recuperar. O setor de Serviços foi o que puxou o bom desempenho.

Confira a série apenas para 1º bimestre de 2015 a 2019:

Período
Saldo
jan e fev/15
-120
jan e fev/16
-712
jan e fev/17
-302
jan e fev/18
122
jan e fev/19
1.539
                  Fonte: Caged

Empreendedorismo e bons negócios

Investir e incentivar o empreendedorismo e a atração de negócios em Uberlândia tem sido a principal política adotada pelo governo Odelmo Leão para alavancar cada vez mais o mercado de trabalho. Nos últimos dois anos, diversas ações foram adotadas nesse sentido em diversos setores da administração, como a otimização de serviços para a entrega de alvarás de construção por meio de agendamento online, possibilitando a abertura de novos empreendimentos em curto prazo e, consequentemente, mais contratações. Neste ano, o município teve o melhor o melhor primeiro bimestre desde 2013 para a abertura de empresas.

As grandes empresas também entraram em pauta nos últimos meses com anúncios de investimentos relacionados à Cargil, expansão da Souza Cruz, inovações em tecnologia através das empresas Algar Telecom e Vivo, construção de unidades supermercadistas como Grupo Bahamas, Super Maxi e Grupo Kamel Mega Mix, ampliação da fábrica da Ambev, fomento para a construção civil pela Brasal, transferência da sede da fintech Social Bank e mais de R$ 80 milhões em investimentos anunciados em fevereiro pela supermercadista ABC na abertura de cinco lojas na cidade até o final do ano, com expectativa de gerar mais de 1 mil empregos diretos e indiretos.

O anúncio foi feito dois dias após a administração municipal apresentar uma nova fase da política municipal de atração de empresas e empreendedores, o “Invista”, que marca o posicionamento da administração municipal dentro dos esforços para fomentar novos negócios, com geração de empregos e fortalecimento da cidade.

Os resultados do Caged podem ser consultados aqui:

25/03/19
Daniela Ayres
(34) 3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.